Estado assina convênio para expandir ensinos técnico e tecnológico

27/06/2012

Secretário fala sobre a importância da educação para o desenvolvimento de SP (Fabiano Guimarães/SDECT)

Na tarde desta quarta-feira, 27 de junho, o governador Geraldo Alckmin, o secretário adjunto responsável pela Pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, a superintendente do Centro Paula Souza, Profa. Laura Laganá, prefeitos e representantes de 32 municípios participaram de cerimônia no Palácio dos Bandeirantes que visa à expansão dos ensinos técnico e tecnológico no Estado de São Paulo.

Na ocasião foram assinados convênios para implantação de três Faculdades de Tecnologia (Fatecs), duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 27 Classes Descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec.

De acordo com Quadrelli, o Governo investe na qualificação profissional e no ensino técnico de qualidade. “Com a expansão das Etecs e Fatecs fica clara a importância que o Estado oferece à educação. O Centro Paula Souza, a maior rede de ensino gratuito do país, possui 207 Etecs e 55 Fatecs e ainda conta com 109 classes descentralizadas em convênios com 102 prefeituras. Garantir o ensino de qualidade é fundamental para o crescimento da cidade e do país”, ressalta.

Saiba em quais municípios as unidades estarão presentes:

Etecs

Santa Fé do Sul – A futura Etec inicia suas atividades no próximo semestre como Classe Descentralizada, com o curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática. Futuramente, está prevista a oferta do Ensino Médio e de dois outros cursos técnicos: Aqüicultura e Vestuário.

Rio Grande da Serra – Começa em 2013 como Classe Descentralizada. Cursos técnicos previstos: Edificações, Manutenção e Suporte em Informática e Meio Ambiente.

Fatecs

Ferraz de Vasconcelos – Com implantação prevista para 2014, a futura unidade inicialmente vai oferecer o curso de graduação tecnológica de Processos Metalúrgicos.

Franco da Rocha – A futura Faculdade de Tecnologia tem previsão de ser implantada em 2014, oferecendo o curso de tecnologia de Construção de Edifícios.

Itatiba – Para atender à demanda da região, a futura Fatec, prevista para o 2º semestre de 2013, deve oferecer os cursos de graduação tecnológica de Agroindústria e Polímeros.

Classes Descentralizadas

Dos 27 municípios que passarão a contar com as classes descentralizadas, 18 já iniciam suas atividades no próximo semestre – 10 deles com o curso técnico de Administração. São eles: Borborema, Cabreúva, Campos do Jordão, Cesário Lange, Fartura, Guará (vai oferecer também o curso de Segurança do Trabalho), Pirapozinho, Piratininga, Presidente Bernardes e Sarapuí. Dois municípios implantarão o curso de Informática: Cunha e Sandovalina. E outros dois oferecerão o curso de Contabilidade: Juquitiba e Vargem Grande Paulista. Outros cursos serão implantados nos demais quatro municípios: Iperó (Edificações Eletrotécnica), Jaguariúna (Segurança do Trabalho), Tejupá (Agronegócio), e Várzea Paulista (Redes de Computadores).

Dos 9 municípios restantes, previstos para ter as classes descentralizadas em 2013, quatro vão oferecer o curso de Administração: Boa Esperança do Sul, Restinga, Santa Salete e Santo Antonio da Alegria. Outros dois vão implantar o curso de Contabilidade: João Ramalho e Urânia. Completam a relação, três cidades: Brotas, com o curso de Lazer, Florinea, com Açúcar e Álcool, e Itaí, que deve oferecer o curso técnico de Agronegócio.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas. As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.