Estado anuncia a criação da Fatec Pompeia

23/04/2012

Governador e diretora do Centro Paula Souza descerram placa da nova Fatec (Gilberto Marques)

O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, 21, a criação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Pompeia - Shunji Nishimura, em homenagem ao criador da Fundação Nishimura. Na ocasião, também foi inaugurado o Memorial em reconhecimento a este empreendedor japonês radicado em Pompeia, falecido em 2010, aos 99 anos. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; o vice-diretor superintendente, César Silva; e o coordenador de Ensino Superior da instituição, Angelo Cortelazzo; estiveram presentes na cerimônia.

"Nós criamos hoje a Fatec de número 53, a Fatec de Pompeia, tal é o sucesso do curso, inovador. Só tem aqui em Pompeia e em Oklahoma, nos Estados Unidos, que é o curso de Tecnólogo em Agricultura de Precisão. Vai formar profissionais para o agronegócio, com tecnologia de ponta, as máquinas são as mais sofisticadas. Aqui nasceu a primeira colheitadeira de café do mundo", declarou o governador.

Implantada como campus da Fatec Marília no 1º semestre de 2010, hoje a faculdade tem 428 alunos matriculados no curso de graduação tecnológica de Mecanização em Agricultura de Precisão. Contribuíram para a elaboração do currículo deste curso representantes da empresa de máquinas agrícolas Jacto, da Fundação Nishimura e da Unesp.

Para a implantação da Fatec, a Fundação Nishimura cedeu as instalações físicas e os laboratórios para a oferta do curso. O Estado ficou responsável pela biblioteca, investindo cerca de R$ 120 mil em seu acervo, e pela contratação de docentes e técnicos administrativos para a unidade.

Além de Pompeia, a Região Administrativa de Marília conta com Fatecs em Garça, Marília e Ourinhos. Já o Ensino Técnico é oferecido em 13 Etecs e também em quatro escolas estaduais, localizadas nos municípios de Bastos, Marília, Ourinhos e Tupã.