Está no ar a oitava edição da revista Pré-Univesp

15/02/2011

Nova edição da Pré-Univesp discute a importância da produção química no País

Está no ar a oitava edição da revista digital de apoio ao estudante pré-universitário - Pré-Univesp, publicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O tema desta edição é a "Química", disciplina fundadora da ciência moderna. O conteúdo da revista, composto por reportagens, artigos, infográficos, entrevista, vídeos e textos literários é abordado de forma didática para prestar apoio aos jovens que se preparam para os vestibulares e outras atividades escolares.

Além de textos voltados ao tema "Química", a revista conta com conteúdo dinâmico, disposto na seção de Notícias e na Agenda Cultural, trazendo informações diárias de interesse de quem pretende ingressar no ensino superior.

A Pré-Univesp pode ser acessada pelo link: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/.

Reportagens
Desvendando o mundo pela química
Ciência surgiu da necessidade do homem de transformar a natureza

A química da beleza
Hábitos da vida contemporânea são frutos de muita pesquisa e exemplos de como a química está presente nos aspectos mais cotidianos

Poluição química e química antipoluição
No ar, na água e na terra, a poluição química merece atenção de governos, indústrias e cidadãos

Mau uso da ciência
Armas químicas são exemplos da utilização irracional dos avanços científicos

César Zucco
Para o químico, a sustentabilidade do planeta passa necessariamente pela química, que deverá usar o mais avançado da ciência, tecnologia e inovação para prover água, alimentos, remédios, moradia e energia aos mais carentes.

Artigos
Biodiversidade: patrimônio químico-biológico de gerações passadas, presente e futuras
Por Vanderlan da Silva Bolzani

A química de novos materiais e o seu papel frente aos desafios do novo milênio
Por Maria Lucia Caetano Pinto da Silva

Nanoquímica: a visão química da nanociência e nanotecnologia
Por Aldo José Gorgatti Zarbin

Alquimia no século 21
Fernando Galembeck

Confira ainda infográficos e textos literários.

Sobre a Pré-Univesp
O conteúdo da Pré-Univesp, que é temático e mensal, está focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de ingresso à universidade. O objetivo da publicação é trazer conteúdo de qualidade e agradável voltado ao público pré-vestibulando, lançando mão de diversas mídias cabíveis na internet. O acesso ao conteúdo integral da revista é gratuito e o usuário pode se cadastrar e criar seu próprio arquivo de textos.