carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Escolas Técnicas estão na final da Febrace 2010



11/03/2010

Alunas de Limeira exibem bolsas ecológicas feitas a partir de sacolas plásticas

Mais de 50 alunos de 11 Etecs participaram da final da 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências, Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), realizada entre 9 e 11 de março, na USP. Ao todo, 22 projetos desenvolvidos por alunos das Etecs competiram com cerca de 300 trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª série), Médio e Técnico, de todo o país.

Entre os participantes, estão projetos de destaque na 3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada em outubro de 2009, como o “Sistema administrador de vagas de estágio”, da Etec Camargo Aranha (SP), vencedor da mostra, e a Cozinha solar, da Etec Cons. Antonio Prado (Campinas). Clique aqui para ver os 22 trabalhos.

Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Febrace tem como objetivo incentivar os jovens a usar imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos – neste ano, foram mais de mil projetos inscritos. Saiba mais: www.febrace.org.br.

Os projetos apresentados na Febrace serão avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. Os melhores selecionados pelos avaliadores em sete categorias serão premiados em cerimônias realizadas nos dias 12, na tenda do evento, e 13 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, na região central da cidade. Na ocasião, os autores ganharão medalhas, certificados e estágios, entre outros prêmios.

Dispositivo criado por alunos do ABC verifica a qualidade do combustível

Os estudantes que mais se destacarem na Febrace também se qualificarão para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel isef), a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos. O evento reúne mais de 1,5 mil jovens cientistas de mais de 56 países. No ano passado, 15 estudantes da Febrace representaram o Brasil na Intel isef 2009, apresentando nove objetos. Lá, conquistaram quatro grandes prêmios (2° lugar em Microbiologia, 3° em Engenharia, um prêmio especial em Psicologia da Educação e outro em Microbiologia).

Três Etecs já ganharam o prêmio principal: em Trajano Camargo, de Limeira (2008), Getulio Vargas, SP (2007) e Polivalente, de Americana (2004).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo