Escola Técnica de Caraguatatuba é inaugurada

12/04/2010

Estado mais que duplicou o número de vagas nas Etecs da região administrativa

O governador Alberto Goldman inaugurou oficialmente nesta segunda-feira, 12 de abril, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, na região administrativa de São José dos Campos, que abrange o Litoral Norte. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que duplicou o número de vagas nas Etecs da região. Em 2006, eram 2.240 e no primeiro semestre de 2010, 5.080.

Com cerca de 200 alunos matriculados atualmente, a Etec começou suas atividades no 2° semestre de 2009, oferecendo 80 vagas, divididas entre os cursos técnicos gratuitos de Contabilidade e Logística, no período noturno. Em 2010, foi implantado o Ensino Médio no período da manhã. As inscrições para o processo seletivo do 2° semestre de 2010 estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 13 de junho.

O valor do investimento inicial do Estado na Etec, em mobiliário e equipamentos, foi de R$ 330 mil. Coube à Prefeitura de Caraguatatuba a reforma e a adequação do prédio da escola. "Aqui na região, nós tínhamos sete escolas técnicas, já passamos para dez e vamos terminar com 12", disse o governador. Goldman ainda ressaltou a importância deste investimento na região. "Teremos um impacto evidente do sistema de exploração do pré-sal que vai existir aqui e precisamos preparar a região toda para que ela possa receber este impacto", completou.

Governador visita instalações da Etec ao lado da diretora do Centro Paula Souza

Dos dez municípios da Região de São José dos Campos que contam com uma Etec, três integram o Programa de Expansão do Ensino Profissional: Caraguatatuba, São José dos Campos e São Sebastião. Ainda em 2010, Lorena e Ubatuba passam a integrar essa relação. A novidade também se estende para o ensino de graduação tecnológica. Em 2009, a região ganhou a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Sebastião e no próximo ano está prevista a implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taubaté.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra atualmente 186 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.