Ensino técnico chegará aos CEUs

16/02/2009

O ensino técnico deverá chegar aos CEUs (Centros Educacionais Unificados) a partir de agosto. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Centro Paula Souza - autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra os ensinos médio, técnico e superior tecnológico - iniciará o programa com cursos em sete escolões. A previsão é que seja oferecido um total de 560 vagas nessa primeira etapa, distribuídas em dois cursos no período noturno por CEU.

O ensino técnico é muito importante para capacitar a mão-de-obra nesse momento de crise”, afirmou nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. “De cada cinco alunos que se formam no ensino técnico, quatro já saem das Etecs empregados”, acrescentou Alckmin.

Para a implementação do projeto, uma equipe formada por educadores dos CEUs e do Centro Paula Souza, que será responsável pelo projeto pedagógico, trabalham na avaliação da estrutura física dos prédios e no levantamento dos cursos mais apropriados para cada unidade, a partir das necessidades das diferentes regiões. “É importante que esse planejamento aconteça de forma compartilhada entre as duas instituições, pois os educadores dos CEUs já têm o perfil das comunidades e podem nos ajudar muito com essa definição”, disse Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.

O investimento em equipamentos por unidade é de R$ 150 mil, considerando a necessidade de apenas mais um laboratório de informática por escola. Todos os cursos técnicos do Centro Paula Souza contam com laboratórios de informática. Dependendo da natureza dos cursos, há a necessidade de outros laboratórios específicos para cada uma das diversas modalidades de ensino.

O convênio com a Prefeitura de São Paulo prevê que os professores sejam contratados pelas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) mais próximas dos CEUs. Em 2010 a expansão continuará. O objetivo é levar o ensino técnico para todos os 24 CEUs.