Encontro na Fiesp discute fortalecimento de APLs

13/11/2009

Os Arranjos Produtivos Locais foram tema de debate nesta sexta-feira, 13 de novembro, em evento realizado na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). O encontro teve como objetivo discutir, entre representantes da Fiesp, da Secretaria de Desenvolvimento e do Sebrae-SP, o fortalecimento da competitividade das empresas que integram o programa.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento, José Luiz Ricca, os Arranjos Produtivos Locais são um novo modelo de produção. "Existe governabilidade no projeto, tendo em vista o compromisso assumido pelos dirigentes das entidades que participam do programa", afirmou.

O vice-presidente do Ciesp, Fausto Cestari, declarou que, mais que um plano de governança, a experiência com os Arranjos Produtivos Locais (APLs) demanda a construção de uma verdadeira rede. "As 42 diretorias regionais do Ciesp estão a serviço de políticas públicas que tenham essa característica”, disse. Na opinião de Cestari, os APLs são importantes para a construção de um "coletivo empresarial".

Já o diretor-titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, o planejamento de ações visando ao fortalecimento da competitividade dos APLs representam um avanço. "Os APLs promovem o desenvolvimento local e regional. Precisamos disso para reduzir a distância entre a produtividade das empresas de pequeno, médio e grande porte", ressaltou.

O gerente da Unidade Organizacional de Atendimento e Fomento do Sebrae-SP, Marcelo Dini, afirmou que "o momento é emblemático, oportuno para explicitar visão de futuro organizada e de trabalho conjunto". Segundo Dini, o workshop foi importante por permitir a discussão de soluções com técnicos e empresários para superar as limitações dos métodos de competitividade atuais.