Egressos de escolas públicas são maioria no Vestibulinho do 2º semestre

26/08/2013

Os aprovados no Vestibulinho do 2º semestre deste ano são, na maioria, solteiros, com até 23 anos, egressos de escolas públicas e renda familiar de até cinco salários mínimos. O sexo feminino tem ligeira predominância entre esses jovens. As informações fazem parte do Relatório Socioeconômico, que traça um perfil dos candidatos a uma vaga nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

O levantamento é realizado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos do Centro Paula Souza. Os percentuais da pesquisa referem-se aos 50.745 aprovados que responderam ao questionário.

As mulheres são 50,85% do total. As pessoas solteiras, 78,76%. Em relação à faixa etária, 30,41% dos entrevistados têm até 17 anos. O número de alunos com idade entre 18 e 23 anos atinge o percentual de 32, 20%.

A maior parte dos entrevistados (77,71%) estudou integralmente em escolas públicas.

Por fim, a soma da renda das pessoas que moram na mesma casa que o aprovado é de até cinco salários mínimos (90,52%). Como na pesquisa o valor de referência utilizado foi R$ 545,00, esses jovens têm rendimentos familiares de até R$ 2.725,00.

Fonte: Centro Paula Souza