Educação e trabalho: salto para o futuro

28/07/2009

Quando a formação educacional e a profissional andam juntas, a distância entre o saber e o saber fazer se encurta. Graças à iniciativa conjunta das secretarias de Educação e de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, responsável por 162 Escolas Técnicas (Etecs) e 48 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), estendeu sua oferta de cursos técnicos nas escolas de ensino médio, de forma a permitir que, além do ensino formal, os jovens possam receber capacitação profissional no mesmo ambiente escolar.

Sem nenhum gasto com a construção de novos prédios, salas de aula hoje existentes em escolas da Secretaria Estadual de Educação serão utilizadas à noite para a promoção de cursos técnicos que possibilitem aos jovens o exercício de uma profissão.

Já no segundo semestre deste ano, foram abertas 6.520 vagas para capacitação técnica em 74 escolas estaduais, beneficiando comunidades de 45 diferentes municípios.

O uso compartilhado das salas de aula também está sendo adotado em unidades de ensino da capital. Como resultado de convênio firmado entre o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab, outras 600 vagas foram abertas em dez Centros Educacionais Unificados (CEUs), com o objetivo de levar o ensino técnico às escolas da rede municipal de ensino.

No início de 2010, serão preenchidas outras 9.265 vagas, assegurando, em um ano e meio, a mais 27 mil jovens - além dos 135 mil matriculados no ensino técnico das unidades do Centro Paula Souza - o direito à educação e, também, à qualificação para o trabalho.

Hoje a formação educacional vinculada ao trabalho tem-se mostrado extremamente positiva para o efeito de garantir vantagem competitiva aos jovens que procuram emprego, pois tem logrado prepará-los de forma condizente com as exigências atuais do mundo do trabalho.

Com esse propósito, os cursos a serem agora oferecidos nas escolas da rede estadual de ensino, bem como nos CEUs da capital, a exemplo das Etecs e Fatecs do Estado, foram igualmente definidos em consonância com as demandas dos setores produtivos das regiões onde o ensino técnico é implantado, como forma de capacitar os alunos para o desempenho de atividades no mercado de trabalho local.

As aulas terão duração de três semestres e serão voltadas para a formação de profissionais para atuação no setor de serviços, com foco em gestão de negócios, informação e comunicação. No total, são oferecidas 12 habilitações: Administração, Logística, Contabilidade, Secretariado, Marketing, Comércio, Serviços Jurídicos, Seguros, Serviços Imobiliários, Informática, Rede de Computadores e Informática para Internet.

A importância da expansão da oferta de cursos técnicos e tecnológicos fica evidente nos números das pesquisas de empregabilidade. A cada dez alunos que estudam nas Etecs, oito estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. Nas Fatecs, são nove em cada dez egressos, o que comprova que esse é o ensino que vira emprego.

Além disso, o processo seletivo para os candidatos aos cursos conta com um sistema de pontuação acrescida, que concede bônus de 10% para quem estuda ou já concluiu o ensino médio em escola pública, e de 3% para afrodescendentes, podendo chegar a 13% caso o aluno se encaixe nas duas situações. Estatísticas apontam que quase 80% dos alunos da rede do ensino técnico paulista são oriundos de escolas públicas e têm renda familiar de até cinco salários mínimos, o que justifica ainda mais a iniciativa que ora se procura implementar, como meio de promover maior inclusão social, em favor de jovens dos segmentos mais humildes da sociedade.

É dessa forma, por meio da união de esforços, que o poder público cumpre sua obrigação constitucional de oferecer educação gratuita e de qualidade para a população. A formação básica conciliada à qualificação profissional representa um salto para o futuro, com a formação de bons profissionais para o mundo do trabalho, proporcionando aos jovens a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento do Estado e do nosso País.

Geraldo Alckmin Filho, 56, médico, é secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Foi governador de São Paulo entre 2001 e 2006.

Paulo Renato Costa Souza, 63, economista, é secretário da Educação do Estado de São Paulo. Foi ministro da Educação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002).