Duas Fatecs em um dia

06/02/2007

O O secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman acompanhou o governador José Serra na inauguração das Fatecs de Itaquaquecetuba e Santo André na tarde desta segunda-feira (5/2).

Em Itaquaquecetuba, compareceram ao evento Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza; Armando ‘da Farmácia’ Tavares Filho, prefeito da cidade; Ronaldo Pavano, diretor da nova Fatec no local; além de prefeitos e deputados da região. Trata-se da primeira Fatec na região do Alto Tietê

Em discurso à primeira turma de Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios, Serra mostrou-se muito satisfeito com a expansão das Fatecs. “Para nós o ensino é uma prioridade muito forte. Nos diversos níveis: básico, médio, tecnológico e universitário. E as Fatecs são um motivo de muita satisfação e orgulho. Elas formam gente com condições adequadas ao mercado de trabalho, daí o alto de nível de empregabilidade de seus estudantes”, concluiu.

Após a solenidade de inauguração, a comitiva do governador foi a Santo André, onde foi recebida pelos prefeitos William Dib, de São Bernardo; Adler Kiko Teixeira, de Rio Grande e José Auricchio Júnior, de São Caetano. Estavam também no local Sérgio Lukine, diretor da Fatec Santo André; Sueli França, diretora da ETE (no mesmo local); deputados estaduais da região e diretores de empresas do setor automobilístico. O prefeito de Santo André, João Avamileno não compareceu ao evento.

Serra falou da importância de um curso voltado às atividades automobilísticas – eletrônica com modalidade em autotrônica – diante do desafio de esvaziamento industrial, principalmente no Grande ABC, ocasionado pela política macroeconômica brasileira. “Nessa região, esse tema é muito relevante. Aqui é o berço da indústria moderna brasileira e da América Latina. Mas câmbio baixo e juros altos conspiram contra o nível de emprego e produção”, avaliou.

O governador afirmou também que cumpriria sua promessa de campanha de duplicar o número de Fatecs até o fim de sua gestão. Com as duas novas unidades de Itaquaquecetuba e Santo André, vai para 29 o número de Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo.