carregando...

Notícias

Notícias

Disciplina Trabalho ganha destaque na EJA municipal de Barretos



27/05/2014

Fonte: EJA – Mundo do Trabalho
 
A aproximação de Barretos ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho deu-se por conta da curiosidade dos professores em conhecer um material que busca integrar a EJA às questões que envolvem o mundo do trabalho. “É voltado para a formação humana, de modo a colocar os jovens e adultos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. É um material que tem sentido para a vida do estudante”, destaca a professora de História do município, Rosemeire Naben.
 
O município passou a oferecer os conteúdos do EJA – Mundo do Trabalho no ano de 2012, começando pelo 6º ano do Ensino Fundamental. Ao final de 2013, formaram-se turmas de todos os anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, consolidando a adesão ao Programa como um todo. Em Barretos, a modalidade de ensino é oferecida em uma escola e conta com cerca de 100 estudantes divididos nas turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais.
 
A coordenadora pedagógica da EJA municipal de Barretos, Andreza Marques, conta que a maioria dos professores do município participou das formações do Programa, que são oferecidas pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). “Isso facilitou o contato com o material didático e com a metodologia proposta”, diz Andreza.
 
O planejamento das aulas no município engloba reuniões semanais para discussão do material e de abordagens de utilização em sala de aula. “Aproveitamos que o material destaca a transdisciplinaridade, para incentivar o diálogo entre as diferentes disciplinas e os professores”, relata a coordenadora pedagógica.
 
Disciplina Trabalho
 
Devido a grande repercussão da disciplina Trabalho, que integra o conjunto de materiais didáticos oferecidos pelo Programa EJA - Mundo do Trabalho, o município resolveu dar mais destaque à disciplina. Inicialmente, oferecida durante as aulas de História e Geografia, por professores destas disciplinas, a escola organizou seu currículo para que a disciplina Trabalho passa-se a compor a grade. Dessa forma, foi incluída como uma aula semanal, atribuída a professores da área de humanas.
 
A mudança proporcionou, além do destaque aos conteúdos do mundo do trabalho, que mais ações sobre o tema pudessem ser exploradas; como a realização de seminários, palestras com convidados e visitas técnicas. “O envolvimento dos estudantes e professores é visível. Notamos, inclusive, o efeito desta abordagem na queda da evasão escolar”, explica a coordenadora Andreza Marques.
 
Festa na EJA
 
Outro motivo de orgulho para a EJA do município é a realização, pelo quarto ano consecutivo, do FESTCEJA – Festival Cultural da Educação de Jovens e Adultos. Durante as últimas semanas de maio, a escola vai reunir todos os estudantes da educação de jovens e adultos do município – Ensino Fundamental, Projovem Urbano e EJA Ensino Médio – num total de 600 estudantes, para desenvolverem atividades culturais e apresentações artísticas.
 
As atividades do festival tem o intuito de discutir temas atuais da vida dos estudantes. “As edições anteriores nos mostraram que a participação do estudante como protagonista de atividades de criação e reflexão em grupo promove uma melhora na autoestima, amplia as oportunidades de relacionamentos interpessoais. E o que mais acreditamos: traz uma nova perspectiva de ação cidadã para esses jovens e adultos”, finaliza Andreza. Na edição de 2014, o tema do festival é “Sambeja: a EJA no país do samba e do futebol”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo