carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Diretor da Investe SP participa de painel organizado pelo Financial Times Live



14/11/2014

Fonte: Investe São Paulo

Evento reuniu empresários e representantes de entidades governamentais no hotel Tivolli, em São Paulo (Stella Mafra/Investe São Paulo)O diretor de Investimentos e Negócios da Investe São Paulo, Ermínio Lucci, participou do Internacional Financial Centres Forum, na quinta-feira, 13 de novembro, na capital paulista. O evento, que é realizado pelo grupo britânico Financial Times, tem como foco o mercado financeiro e seus possíveis desdobramentos no Brasil.

A participação do diretor aconteceu no painel “How important is location and connectivity in competing in a changing world market?” (Quão importante é a localização e conectividade em competir em um mercado mundial em mudança?), que também contou com a participação do charmain da ALFI, Marc Saluzzi, do diretor do Brasil Investimentos e Negócios (Brain), Álvaro Taiar, e do economics officer do Consulado inglês no Brasil, André Assumpção. O encontro, moderado pela editora do The Banker, Silvia Pavoni, debateu a necessidade do posicionamento do Brasil como centro econômico em um futuro próximo e quais as ferramentas necessárias para que isso aconteça.

Um dos pontos levantados pelos participantes é o fato de que existe a necessidade de um centro econômico na América Latina e que São Paulo se encaixaria perfeitamente neste papel.

Para todos os participantes da discussão, os centros financeiros internacionais devem conectar-se a uma rede com um maior fluxo de investimentos e negociações. “O Brasil vai se tornar um ponto central em breve, mas isso significa que terá que se abrir mais. Esta é a principal questão a ser resolvida”, argumentou Saluzzi. Para o chairmain, essa abertura é essencial para que a penetração nos mercados parceiros possa ser intensificada.

Também entrou em discussão o alto custo de se investir no Brasil. Boa parte da reunião trouxe uma comparação com as demais metrópoles mundiais como Hong Kong, Cingapura e Londres. “Na visão de muitos países, como Luxemburgo, podemos pensar que somos caros, mas agregamos tanto que isso deixa de ser um problema”, afirmou Saluzzi.

A moderadora do painel também trouxe à tona a necessidade de inovação para que o País qualifique-se na competição por investimentos estrangeiros.  Nesse momento, o diretor da Investe São Paulo apresentou dados que indicam que o Estado de São Paulo está se adequando a este novo panorama. “São Paulo é um país dentro de um país que já aplica 7% de cada dólar investindo em inovação e produto”, disse. 

Taiar completou a discussão ressaltando o fato de o Brasil ainda ter muito espaço para crescer e muito o que aprender com as grandes potências econômicas já consolidadas no cenário mundial.

O Internacional Financial Centres Fórum se estendeu ao longo de todo o dia e contou com palestras de representantes de entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a EY e painéis sobre o mercado financeiro e suas particularidades.
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo