carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Diálogo com mundo do trabalho marca metodologia do Programa EJA - Mundo do Trabalho



25/02/2014

Fonte: EJA

Foto: DivulgaçãoEJA – Mundo do Trabalho é um programa do Governo do Estado de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti), que oferece material didático para a formação de jovens e adultos com conteúdos que dialogam com o mercado de trabalho.
 
Desde seu lançamento em 2011, o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho vem se consolidando como uma proposta pedagógica inovadora que integra os conteúdos disciplinares do Ensino Fundamental - Anos Finais, do 6º ano/1º termo ao 9º ano/4º termo, aos temas e questões que envolvem o mundo do trabalho. 
“O diferencial do Programa é ter como eixo integrador o ‘mundo do trabalho’, e, como princípios metodológicos, o levantamento de conhecimentos prévios do estudante, além da problematização dos conteúdos e a reflexão. Desta forma, todo o material didático foi pensado para refletir essas questões”, explica Neto Mascellani, coordenador de ensino técnico, tecnológico e profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti).
 
Material didático
 
Ao todo, o material disponibilizado conta com 24 Cadernos, sendo 12 do Estudante e 12 do Professor, todos organizados em grupos de disciplinas: Arte, Inglês e Língua Portuguesa; Ciências e Matemática; e Geografia, História e Trabalho.
 
Além dos conteúdos específicos de cada disciplina, o Programa oferece recursos multimídias complementares, num total de 159 vídeos que têm o objetivo de ir além dos conteúdos dos Cadernos do Estudante e do Professor. Há, também, os “Boletins Socioeconômicos”, série de materiais com dados importantes sobre a população, a economia e o mercado de trabalho das regiões administrativas e das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.
 
Formação e acompanhamento
 
Atualmente a EJA – Mundo do Trabalho é oferecida em 221 municípios de São Paulo. Após a assinatura do termo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o material do Programa passou a ser distribuído para mais 88 diretorias de ensino do Estado. Em 2013, o Programa chegou a 60 mil estudantes da rede pública de ensino.
 
Além da disponibilização dos materiais didáticos (impressos e vídeos), o Programa conta com uma rede de formação de professores e coordenadores pedagógicos, coordenada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que inclui a realização de encontros regulares de formação;  o acompanhamento do andamento das atividades, realizado por supervisores;  e a “Sala dos Professores”, uma ferramenta de comunicação disponibilizada no site do Programa (com acesso restrito por meio de login), que integra professores e coordenadores à Equipe Técnica do Programa.
 
Para saber mais 
 
Os Cadernos do Estudante, vídeos e Boletins Socioeconômicos estão todos disponibilizados para visualização no site do Programa. Para visualizar os materiais, visite o menu “Conteúdos” do site da EJA – Mundo do Trabalho ou clique aqui. Para saber mais sobre a “Sala dos Professores”; leia a matéria que aborda o tema, clique aqui.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo