carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Desenvolvimento e Meio Ambiente



20/08/2007

Foi assinado nesta segunda-feira (20/08) um convênio entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Instituto ADVB de Responsabilidade Sócio-Ambiental (Ires). O convênio prevê a recuperação florestal do Estado de São Paulo, por meio da participação de organizações não governamentais (ONGs) e de empresas privadas na elevação da atual cobertura vegetal do Estado.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Meio-Ambiente, Francisco Graziano e do presidente da ADVB, Miguel Ignatios, responsáveis pela assinatura do convênio, além de diversas autoridades e empresários, tais como o secretário de Desenvolvimento e vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, e os deputados estaduais, Ricardo Montoro, Jonas Donizete e Barroz Munhoz.

O convênio prevê que a Secretaria do Meio Ambiente indicará aos interessados as áreas públicas e privadas disponíveis para recuperação ambiental; por sua vez, o Ires fará a distribuição das áreas indicadas a ONGs e empresas privadas interessadas na recuperação das coberturas vegetais, bancando o plantio de árvores com seus próprios recursos.

Xico Graziano identificou o desmatamento da vegetação nativa de São Paulo como sendo um dos quatro principais problemas ambientais do Estado, ao lado da poluição atmosférica, disposição de resíduos sólidos (lixo) e saneamento básico. “Queremos recuperar 1 milhão e 700 mil metros quadrados de vegetação, especialmente as matas ciliares”. De acordo com o secretário a atual conjuntura é muito mais complexa que há trinta anos atrás, quando se identificavam as indústrias como as únicas responsáveis pelos problemas ambientais. “Todos somos responsáveis pelos problemas ambientais que enfrentamos. Hoje, o empresariado está começando a fazer a diferença”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo