carregando...

Notícias

Notícias

Delegação deixa Nuevo Leon



11/09/2007

Na última terça-feira (04/09), o setor institucional da Missão Comercial do Estado de São Paulo teve três importantes encontros na cidade de Monterrey, no México.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, visitou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Nuevo Leon, onde se encontrou com o Subsecretário de Investimentos Estrangeiros e Comércio Internacional, Andrés Franco Abascal, que apresentou as atividades e estratégias de trabalho de sua Secretaria. “Focamos na atração de investimentos, sejam eles nacionais ou estrangeiros”, disse.

Ao final da reunião, Andrés Franco colocou sua Secretaria a disposição para os empresários brasileiros que queiram investir em Nuevo Leon. Duas empresas que participam da Missão com o intuito de se instalar no México já iniciaram as conversas para verificar a viabilidade de abrir uma planta na cidade.

A delegação conheceu ainda as estruturas dos Clusters de Software e Automotivo da cidade de Monterrey.

Governo de Nuevo Leon
O vice-governador Alberto Goldman visitou o Palácio do Governo de Nuevo Leon, onde foi recebido pelo governador Jose Natividad Gonzáles Paras. Goldman explicou o intuito da Missão e falou sobre seu trabalho na secretaria de Desenvolvimento. “Entre outras coisas nosso trabalho é o de destravar os possíveis gargalos para a instalação de uma empresa em São Paulo”, disse Goldman.

O governador Paras falou sobre o Estado de Nuevo Leon e comentou sobre o interesse dos empresários mexicanos e brasileiros, que não está apenas no mercado local. “Além de servir o mercado local, penso que os empresários brasileiros querem se instalar em NL para ingressar no mercado americano e os empresários mexicanos também querem se instalar em São Paulo para servir à América do Sul”, afirmou o governador.

O governador de Nuevo Leon e o vice-governador de São Paulo conversaram ainda sobre outros assuntos e se colocaram à disposição para iniciar parcerias entre os dois estados. “Tenho muito prazer em receber a delegação institucional e empresarial de vocês e espero ir a São Paulo no próximo ano para encontrá-los e estreitarmos nossos laços”, disse Gonzáles Paras.

TI
Depois da reunião, Goldman e empresários do setor de Tecnologia da Informação participaram de uma apresentação sobre o projeto de “Cidade Internacional do Conhecimento”, Parque de Pesquisa e Inovação, além do Cluster de Tecnologia da Informação. “É muito importante que os empresarios brasileiros de TI tenham este tipo de encontro, onde podem conhecer como está o setor deles em outros países”, disse o presidente do grupo GP, José Jacobson Neto.

CAINTRA
Antes de embarcar para a cidade do México, a Missão encontrou o presidente da CAINTRA, Frederico Toussaint Elosua, que apresentou a entidade e o sistema mexicano de câmaras.

O representante da FIESP na Missão, Flavio Drummond e o presidente da ABINEE Humberto Barbato, falaram da importância de se ampliar o Acordo de Complementação Econômica (ACE) 53, que concede preferências comerciais a determinados produtos. Explicaram que o empresariado paulista e brasileiro gostaria de ver um número mais significativo de produtos abrangidos, o que faria com que mais produtos pudessem ser comercializados entre Brasil e México. A CAINTRA manifestou interesse no aprofundamento do acordo. “Acho importante ampliar este acordo, vamos manter contato e trabalhar para que isso aconteça”, disse o presidente da CAINTRA.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo