Delegação de empresários da Áustria visita Investe SP

28/10/2010

Delegação conheceu mercado paulista e projetos de investimento no Estado

A Investe São Paulo recebeu em sua sede nesta quinta-feira, 28 de outubro, a delegação da Caríntia, Áustria, para uma apresentação sobre as oportunidades de negócios no Estado de São Paulo para empresas austríacas.

Representantes de 11 empresas lideradas pelo diretor da Câmara de Comércio da Caríntia, Jurgen Mandl, conheceram um pouco do mercado paulista e projetos de investimento no Estado de São Paulo como o Rodoanel, concessão de aeroportos, ampliação dos portos de Santos e São Sebastião, além de oportunidades geradas pelo pré-sal e pela Copa do Mundo.

O petróleo da Bacia de Santos foi um dos principais assuntos da reunião. O presidente da Investe SP, Mario Mugnaini Jr, explicou que o Governo de São Paulo quer que “o pré-sal seja uma oportunidade de crescimento sustentável e planejado para as cidades da região costeira”.

Os empresários da Caríntia ficaram animados com as oportunidades que São Paulo oferece e pretendem a partir de agora estreitar as relações. “Nós temos tido um retorno positivo na Áustria com relação às missões ao Brasil. Não a toa, essa é a segunda visita em menos de um ano”, disse o chefe da delegação, Jurgen Mandl.

Petróleo da Bacia de Santos foi um dos principais assuntos da reunião

Segundo o representante da empresa de infraestrutura austríaca, IRH – Infrarot Heizungssysteme OG, Jens Mallow, o Estado de São Paulo tem localização privilegiada no continente. “É importante estar em São Paulo porque é o centro logístico do Brasil, além disso é onde se encontra o Porto de Santos”, afirmou.

Participaram também do encontro o cônsul comercial da Áustria, Ingomar Lochschmidt, o vice-cônsul comercial da Áustria, Stefan Nemetz, e o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Hans Schaeffer.

Caríntia, Áustria e comércio exterior
A Caríntia fica ao sul da Áustria e sua capital é Klagenfurt. O estado é dividido em 8 distritos, sendo o quinto maior em área (9536 km²) e o sexto em população (559 404 habitantes).

Em 2009, o Estado de São Paulo exportou para a Áustria US$ 126,7 milhões, 59,5% do total brasileiro, e importou US$ 511,1 milhões, 51,3% do total do país. Os principais produtos exportados foram aeronaves e suas partes, máquinas e equipamentos, material elétrico, papel, ferro e aço, já os importados foram ferro e aço, máquinas e equipamentos, produtos das indústrias químicas, papel e material elétrico.

Segundo o Banco Central, o Brasil recebeu em 2009 US$ 47,5 milhões de investimentos diretos da Áustria, 0,15% do total recebido pelo Brasil, que foi de US$ 30,4 bilhões.