Cursos técnicos para mais quatro cidades

15/08/2009

A união entre educação e emprego foi o tema da visita do secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, às cidades de Serrana, Santa Cruz das Palmeiras, São Sebastião da Grama e Aguaí, nos últimos dias 14 e 15 de agosto. Em Serrana, a prefeitura assinou um convênio com o Centro Paula Souza, autarquia estadual ligada à Secretaria de Desenvolvimento, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), para a implantação de uma Etec no município.

“Nos últimos 12 anos dobramos o número de habitantes e com esse crescimento uma escola técnica é fundamental para qualificar a mão-de-obra de Serrana”, afirmou o prefeito de Serrana, Nelson Cavalheiro Garavazzo.

Serrana já conta com uma classe descentralizada, com o curso técnico em Administração, que inicia as aulas na próxima segunda-feira, dia 17. A escola inicia com 80 alunos no período noturno, que disputaram uma vaga no último vestibulinho, que contou com 147 candidatos. “Em 2010 iniciaremos também os cursos de secretariado e logística, já prevendo a grande plataforma logística na região, e estamos analisando a possibilidade do curso de técnico em enfermagem no segundo semestre”, antecipou o secretário.

No município de Santa Cruz das Palmeiras, a assinatura foi para uma classe descentralizada, com o curso técnico de Segurança do Trabalho, que contará com 40 alunos no período noturno. As aulas também começam na segunda-feira, dia 17, na Escola João Elias Margutti. A classe é uma extensão da Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, em Casa Branca.

O secretário de Desenvolvimento assinou com o prefeito de São Sebastião da Grama, Emilio Bizon Neto, um convênio para a implantação de uma classe descentralizada com o curso técnico de Cafeicultura, que terá início no primeiro semestre de 2010. “Esse curso vai influenciar enormemente a produção de café, que já é um dos principais produtos da cidade”, disse Bizon. O curso será uma extensão da Escola Técnica de São José do Rio Pardo e funcionará na escola Polo do Vale da Grama, localizada na Rodovia Ecológica São Domingos (estrada que liga Grama a Poços de Caldas).

Essa turma contará com 40 alunos. As inscrições terminaram na última sexta-feira, dia 14. A avaliação será no próximo dia 23 de agosto na EMEF "Prof. Sylvio da Costa Neves".

Ainda em São Sebastião da Grama, o secretário de Desenvolvimento participou da inauguração da incubadora de empresas Agromais. “Aqui no município, já temos quatro incubadoras, que é onde as empresas geram inovação e conhecimento. A inauguração da Agromais é outro grande salto para a cidade”, ressaltou.

A Agromais é uma incubadora voltada para o comércio do agronegócio. No galpão estão instaladas seis empresas e quatro oficinas de capacitação. Nas pequenas fábricas incubadas são produzidos e comercializados, para vários locais, 16 tipos de licores, biscoitos de polvilho e temperos prontos.

Existe, também, a produção de roupas, jeans, embalagens de papelão e a comercialização do Café Gramense. Uma parte da incubadora foi destinada ao Fundo Social de Solidariedade do município para a implantação das oficinas de capacitação para o mercado de trabalho. São oferecidos cursos de marcenaria, elétrica, corte, costura e tear.

Já no sábado, o secretário de Desenvolvimento deu a aula inaugural para os alunos, que começam na próxima segunda-feira, o curso de Segurança do Trabalho, em Aguaí. Alckmin abordou o cenário atual da economia mundial, nacional e paulista para uma plateia de mais de 150 pessoas.

A futura Etec de Aguaí começa como classe descentralizada e contará com 40 alunos no período noturno. Em 2010, está previsto o início do curso de Meio Ambiente.