Cursos técnicos em mais oito municípios

28/07/2009

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nos últimos dias 25, 26 e 27 de julho, convênios com as prefeituras de Cotia, Laranjal Paulista, Bernardino de Campos, Tarumã, Maracaí, Bastos, Martinópolis e Junqueirópolis para implantação de cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza. Além das oito novas classes descentralizadas, o secretário anunciou a construção de um novo bloco para ampliação da Escola Técnica (Etec) do município de Osvaldo Cruz.

Cotia
O primeiro convênio foi assinado em Cotia, no sábado, dia 25, com o prefeito Antônio Carlos de Camargo. O município vai oferecer, já neste segundo semestre de 2009, 160 vagas para os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática e Rede de Computadores. As aulas serão ministradas no prédio que, futuramente, irá transformar-se em uma Escola Técnica (Etec), no bairro Barro Branco. Pelo acordo, cabe à prefeitura a reforma e a adequação do espaço. Já o Estado dará uma contrapartida de R$ 500 mil para compra de mobiliário e equipamentos.

Laranjal Paulista
Em seguida, o secretário assinou outro convênio, em Laranjal Paulista, com o prefeito Heitor Camarin Júnior. A classe descentralizada, implantada em parceria com a prefeitura, no bairro de Itaporanga, vai oferecer, neste 2º semestre de 2009, o curso técnico em Administração (40 vagas/noite).

Bernardino de Campos
Ainda no sábado, o secretário foi ao município de Bernardino de Campos, onde assinou convênio com o prefeito Moacir Aparecido Beneti, na Escola Estadual Doutor Miguel Priante Calderaro. A classe, que será criada na escola onde foi feita a assinatura, vai oferecer, neste 2° semestre, o curso técnico em Segurança do Trabalho (40 vagas/noite).

Tarumã
No domingo pela manhã, o secretário assinou convênio com o município de Tarumã, com o prefeito Jairo da Costa e Silva, na Câmara Municipal. A classe descentralizada, implantada em parceria com a prefeitura, na Vila Dourados, vai oferecer, neste 2º semestre de 2009, o curso técnico de Mecânica (40 vagas/noite).

Maracaí
Em seguida, o secretário foi a Maracaí, onde fez a assinatura do convênio, com a prefeita Elizabete de Carvalho Fetter, também na Câmara Municipal. A classe descentralizada, implantada em parceria com a prefeitura, na rua Marechal Deodoro, no centro da cidade, vai oferecer, neste 2º semestre de 2009, o curso técnico de Administração (40 vagas/noite).

Bastos
Na segunda-feira pela manhã, o secretário fez a assinatura do convênio com o município de Bastos, no Centro Cultural Mario Covas, com a prefeita Virginia da Silva Pereira Fernandes. A classe descentralizada, implantada em parceria com a prefeitura, na rua Almirante Alexandrino, vai oferecer, neste 2º semestre de 2009, o curso técnico de Segurança do Trabalho (40 vagas/noite).

Osvaldo Cruz e Martinópolis
Em seguida, o secretário visitou a Etec do município de Osvaldo Cruz, onde assinou uma parceria, com o prefeito Valter Luiz Martins, para construção de um novo bloco na escola. O valor do investimento será de R$ 1.416.407,00. Na oportunidade, também foi firmado convênio com o prefeito de Martinópolis, Waldemir Caetano de Souza, para criação de uma classe descentralizada na Escola Professora Adelaide César de Moura Bastos, no centro. A classe vai oferecer, neste 2° semestre, o curso técnico em Administração (40 vagas/noite).

Junqueirópolis
Por último, o secretário seguiu para Junqueirópolis, onde participou da aula inaugural da nova classe descentralizada, com o prefeito Osmar Pinatto. A classe, implantada em parceria com a prefeitura, na Escola Estadual Prof. Idene Rodrigues dos Santos, vai oferecer, a partir de agosto, os cursos técnicos de Administração e Informática (40 vagas cada curso/noite).

Plano de Expansão do Ensino Profissional
O aumento da oferta de cursos técnicos faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e Fatecs do Estado. O plano, que é uma das prioridades do governador José Serra, tem como meta aumentar em 100 mil o número de matrículas no Ensino Técnico e em 50 mil no Ensino Médio nas Etecs, além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades até 2010.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais. O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois aparecem serviço público (16,3%), microempresas (15,9%), pequenas empresas (15,8%), e propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.