carregando...

Notícias

Notícias

Curso para formar playworker abre inscrições



15/08/2012

O termo playworker ainda é um conceito ainda pouco divulgado no Brasil. Esse profissional acredita que no brincar é a melhor maneira de assegurar o máximo potencial de cada indivíduo. Isso porque essa atividade estimula a criatividade e o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança e do adolescente como um todo, independentemente do seu grau de capacidade.

Com o objetivo de discutir esses temas na teoria e na prática, a International Play Association – IPA Brasil, o Instituto Brasil Leitor e a Universidade do Livro – Fundação Editora Unesp promovem, sob a coordenação de Cristina Imaguire, brasileira radicada na Grã-Bretanha, workshop de 16 a 18 de agosto.

A visão central é que seria necessário transformar ações, projetos e metodologias, em propostas para a implementação de políticas públicas que contemplem o direito à cultura e ao lazer, respeitando as diferenças e valores de cada comunidade.

O workshop tem dois objetivos primordiais. O primeiro é informar o trabalho desenvolvido pelo Playworker, atividade que na Grã-Bretanha, por exemplo, é uma profissão reconhecida e valorizada, atuando em diferentes áreas que contam com a presença de crianças, como Educação, Saúde, Esportes, Lazer e Cultura.

O segundo é aprofundar os conceitos já apresentados em cursos em janeiro deste ano em São Paulo e em Minas Gerais, e contribuir para o reconhecimento desse trabalho no Brasil, buscando transformar o que hoje se configura como uma ocupação, em uma profissão reconhecida como tal.

O que se busca é unir esforços para que profissionais e interessados no assunto tenham subsídios teóricos e práticos para desenvolver trabalho qualificado e essencial para o bom desenvolvimento infantil, além de contribuir para a implantação de política pública voltada para o lazer e o brincar em diferentes espaços.

O curso que será ministrado por Cristina Imaguire, na sede da Editora Unesp, na Praça da Sé 108, São Paulo, SP. Ela é brincadora profissional. Brasileira, formada em biologia, vive há anos na Inglaterra onde descobriu a profissão de Playworker. Ela atua na Wansdyke Play Association.

Haverá dois módulos com a seguinte programação e custos:

Módulo básico (duração: 4h)
Data: 16/08- quinta feira

Horário: das 13h30 às 17h30
R$ 80,00

Conteúdo
Apresentação IPA Brasil e Brasil Leitor
Por que playwork no Brasil?
O que é playwork?
A importância do playwork para a infância, hoje.
O que define um bom playworker (perfil)
Fundamentos básicos da profissão, serviço e metodologia

Módulos para quem já participou do curso de janeiro (Playwork) na IPA Brasil ou do módulo básico do dia 16 (duração: 7h)
Datas: 17 e 18/08 - sexta e sábado

Horários: sexta-feira (17/08): das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 com intervalo de 1h30 de almoço; e sábado (18/08): das 9h às 12h
R$ 120,00

17/08
Conteúdos Brincando com os 4 elementos (duração: 3h)
A importância do brincar com elementos da natureza
A abordagem do playworker com atividades envolvendo riscos Como brincar com fogo sem se queimar: risk assessment, procedimentos, responsabilidades
Atividades para fazer ao redor do fogo, com crianças. Da importância da criança em possuir conhecimento sobre os elementos para o brincar na natureza.

Brincando de construir: estruturas temporárias (duração: 4h) Construir e destruir na visão da criança
Abordagem playworker com atividades envolvendo construção - - importância para a criança no brincar ao fazer nós, encaixar, martelar, medir, serrar
Por que a criança deve se apropriar do espaço lúdico e modificá-lo como bem entender
Risk assessments: avaliar os riscos sem eliminá-los, envolvendo pais e adultos no processo lúdico: construindo juntos

18/08
Let's play! (duração:3h)
Nessa etapa do curso os participantes, possuindo conhecimento da abordagem playwork, irão compartilhar o que aprenderam com as crianças e irão praticar as habilidades adquiridas nos workshops, em evento programado para tal.

As vagas são limitadas. Informações e reservas telefones: (011) 3255-4563 com a Eliana Tarzia ou eliana@ipadireitodebrincar.org.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo