carregando...

Notícias

Notícias

Curso de enfermagem começa em três cidades



11/01/2010

Começa nesta segunda-feira, 11 de janeiro, nos municípios de Embu (Grande São Paulo), Jacareí (Vale do Paraíba) e Itararé (Vale do Ribeira), o Curso de Formação de Profissionais de Nível Técnico para Área de Saúde no Estado de São Paulo (TecSaúde). Ao todo, são 711 alunos, distribuídos em 20 turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite, gratuitamente.

O TecSaúde oferece capacitação técnica a auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade. No total, o programa tem capacidade para formar até 100 mil interessados em todo Estado, num prazo de três anos. Até o momento, estão inscritos 42.322 candidatos.

O objetivo do curso é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde do Estado de São Paulo, facilitando a entrada deles no mercado de trabalho e melhorando a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada de saúde.

O programa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

"O curso beneficiará tanto os trabalhadores da área de saúde como a administração pública. No caso dos profissionais, eles vão ganhar maior qualificação, aumentando a sua empregabilidade. Já na esfera administrativa, o Estado ganha porque vai melhorar o atendimento à população, com mão de obra mais capacitada", explica o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também ressalta a importância do programa. "Quando a educação se põe a serviço da saúde, cumpre com o justo propósito de contribuir com a função social do Estado de assegurar tratamento digno e de qualidade a toda a população", destaca.

Sobre o curso
Com duração de até 12 meses, o curso é composto de 690 horas, sendo 490 horas de aulas teóricas e 200 horas de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo).

O TecSaúde é inspirado no projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), uma experiência bem-sucedida criada pelo governador José Serra na época em que foi ministro da Saúde.

O programa resultou na formação de 188.423 auxiliares de enfermagem e de 74.934 técnicos em enfermagem. A medida também permitiu que 15.957 auxiliares de enfermagem pudessem fazer curso de complementação do ensino fundamental. Promoveu ainda a formação de 13.161 enfermeiros como docentes de educação profissional.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo