Curso da Unesp abre inscrições em janeiro

19/12/2012

O curso de especialização em Negociações Econômicas Internacionais do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e Puc/SP tem inscrições abertas entre 14 de janeiro e 8 de março.

Iniciado em 2004, o curso visa o atendimento da crescente demanda no Brasil por profissionais qualificados para interagir de maneira competente e criativa com os desafios de um contexto global marcado pela acelerada ampliação e sofisticação da agenda de decisões.

Proporciona uma formação adequada ao atendimento das novas realidades, como elaborar, avaliar e combinar informações sobre a conjuntura internacional; preparar recursos humanos para atuarem nas negociações bilaterais e multilaterais; e ter a capacidade técnica, comunicativa e de liderança para estabelecer contatos entre Empresas, Câmaras de Comércio, Embaixadas, Associações, Organismos Internacionais e Órgãos Governamentais.

Também auxilia a avaliar os processos políticos, econômicos, sociais, culturais e jurídicos em países e/ou regiões; a elaborar estratégias de ação visando à cooperação, integração, e interações dos mais variados tipos, no contexto internacional; a identificar os objetivos, métodos de operação, padrões e regras de procedimento das Organizações Internacionais (governamentais e não-governamentais); analisar os principais tratados e acordos internacionais; e compreender, propor e intervir em negociações que envolvam Estados, instituições, organizações e associações transnacionais.

Com base na experiência de oito turmas formadas pela Especialização, foi desenvolvido material bibliográfico próprio, cujo resultado é o livro Negociações Econômicas Internacionais: abordagens, atores e perspectivas desde o Brasil, publicado pela Editora Unesp em Dezembro de 2011, sob a coordenação de Luis Fernando Ayerbe e Neusa Bojikian, com dezenove capítulos da autoria de docentes do curso.

O curso é dirigido a profissionais portadores de diploma superior, oriundos do setor público, privado e de organizações não-governamentais que desenvolvam atividades vinculadas à negociação e tomada de decisões, análise de conjuntura, elaboração de cenários, formulação e avaliação de projetos, gestão e planejamento estratégico, jornalismo internacional.

A duração é de 2 de abril a 12 de dezembro de 2013, com aulas as terças, quartas e quintas-feiras, das 19:30 às 22:30 horas. O curso será ministrado no prédio da Reitoria da Unesp, na Rua Quirino de Andrade, 215 (próximo ao Metrô Anhangabaú e em frente à Biblioteca Municipal Mário de Andrade). Será fornecido diploma pela Unesp, em nível de pós-graduação lato sensu.

O investimento total do curso é R$ 10.400,00, dividido em 13 parcelas de R$ 800. A primeira com vencimento em abril de 2013.

As matrículas podem ser feitas de 14 de janeiro a 8 de março de 2013, de 2ª a 6ª (dias úteis), das 10 às 12h e das 14 às 16h, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, situado na Praça da Sé nº 108, 3º andar, São Paulo. Telefone: (11) 3101-0027.

Apóiam o curso instituições como o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI/Unesp; o Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI/Unesp; o Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais (IPRI) e Fundação Alexandre de Gusmão, vinculados ao Ministério das Relações Exteriores – MRE e o Centro de Estudos das Negociações Internacionais – CAENI.