Convênio para Fatec em Capão Bonito

16/07/2007

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, assinou nessa segunda-feira (16/07), um convênio para a criação de uma FATEC – Faculdade de Tecnologia em Capão Bonito, município localizado a 220 km da capital.

O convênio envolve a Secretaria, o Centro Paula Souza, a Prefeitura de Capão Bonito, a Votorantim Celulose e Papel S.A. (VCP), a Associação da Indústria Madeireira de Capão Bonito e a ONG Inter-Rios. “A Fatec é bem-vinda. Essa profissão vai ter muita demanda para que a madeira do futuro seja ecologicamente responsável”, disse Marcelo Sacco, da ONG Inter-Rios.

A nova unidade oferecerá o curso de Tecnologia em Silvicultura (ciência ligada à cultura madeireira), primeiro curso dessa área no Brasil. Serão 80 vagas distribuídas entre os períodos diurno e noturno com 40 vagas cada. A FATEC está prevista para 2008, e será instalada no prédio que já abriga a ETEC Dr. Celso Charuri. “Estamos prontos para receber esses investimentos e muitos satisfeitos”, disse o prefeito de Capão Bonito, José Tallarico Júnior, que também prometeu pavimentar o acesso à futura Fatec.

A expansão das FATECs, especialmente em parceria com a iniciativa privada, é parte de uma importante estratégia de desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo ao mesmo tempo a oportunidade de ensino gratuito de qualidade com altos índices de empregabilidade, especialmente aos jovens, e a infra-estrutura em recursos humanos necessária para a atração de novos investimentos, que geram emprego e renda em toda a região.

A Votorantim doará recursos financeiros e a Associação cederá mão-de-obra e matéria-prima, enquanto o Plano Diretor e o Projeto de Implantação ficará a cargo da ONG. A Prefeitura doará o terreno e os recursos para as obras de infra-estrutura. Esses recursos totalizarão R$ 3,5 milhões. O diretor do grupo VCP- Votorantin Celulose e Papel, Roberto Bento Vidal, disse que a VCP está muito satisfeita em participar desse projeto. “Ele pode ajudar a construir um novo futuro para esse setor. Capão Bonito pode tornar-se exportador de mão-de-obra para todo o Brasil”, disse Vidal.

Coube também à Prefeitura disponibilizar mão-de-obra administrativa e despesas com água, luz, telefone, alimentação e hospedagem de professores que eventualmente venham de outras cidades. Ficará a cargo do Centro Paula Souza a elaboração do projeto pedagógico do curso, o acompanhamento do processo de criação da FATEC, a contratação de professores e a realização de processos seletivos. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, completou: “é mais uma parceria importante que o Centro Paula Souza faz e desta vez com um curso inédito”, frisou.

No final da cerimônia, o prefeito de Capão Bonito entregou uma placa para cada um dos parceiros, em agradecimento à Fatec.