Convênio entre Governo de SP e Prefeitura beneficiará 50 famílias da região

02/12/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, assinou nesta segunda-feira (02/12), às 15h, no Centro Dia para o Idoso, um convênio com a Prefeitura Municipal de Capão Bonito. A iniciativa fortalecerá a cadeia produtiva de materiais recicláveis e estruturação do polo no município. Os recursos disponibilizados fazem parte do Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da SDECTI.

De acordo com Rodrigo Garcia, o projeto contribui para o desenvolvimento econômico sustentável do município. “Além de beneficiar diversas camadas de profissionais do setor, como catadores, fabricantes e distribuidores, a ação incentivará a adequação do tratamento de resíduos sólidos e transformará Capão Bonito em um polo regional de coleta e comercialização de materais recicláveis da Região Sudoeste”, completa.

O novo modelo de coleta seletiva aumentará em 130% a renda mensal de 50 famílias da região. A ação também vai melhorar a triagem  de materiais, aumentar o valor agregado e a comercializacão de produtos, além de reduzir em 20% o volume do lixo que é depositado no aterro sanitário do município. No total, serão investidos R$ 265.725,51, sendo R$ 248.525,51 do Governo do Estado por meio da SDECTI (para aquisição de equipamentos e capacitação de mão de obra) e R$ 17.200,00 em contrapartida da prefeitura (para reforma e adequação do espaço).

Sobre os Arranjos Produtivos Locais

Os APLs são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas. As empresas localizadas em APLs produzem diversos tipos de produtos em municípios que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como no ramo de calçados (Franca, Birigui e Jaú), aeroespacial (São José dos Campos), móveis (Mirassol, Votuporanga e RMSP) e plástico (ABC).

Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando o seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

Clique aqui e confira mais fotos do evento.