carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Consecti realiza fórum em São Paulo



19/06/2009

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizaram um fórum nacional, durante os dias 18 e 19 de junho, no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo. O evento teve como objetivo reunir especialistas e autoridades sobre o tema para discutir a união de esforços entre os estados brasileiros e incentivar a tomada de iniciativas voltadas à pesquisa científica e tecnológica.

Na abertura do encontro, o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, reiterou o compromisso histórico de São Paulo com a ciência e a tecnologia. "Em 2009, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas comemora 110 anos. A longa trajetória do IPT sempre esteve pautada em medidas estratégicas, como a Lei de Inovação, cuja regulamentação deve ser concluída nas próximas semanas. Este encontro trará mais benefícios ao desenvolvimento do país, que tem os avanços da ciência, da tecnologia e do conhecimento em sua base", ressaltou.

Já o secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, destacou a necessidade da reafirmação do relacionamento institucional. "Os Estados precisam manter a emulação sadia que os fazem não serem competitivos de modo predador, mas serem, obviamente, parceiros e, ao mesmo tempo, adversários saudáveis no jogo do desenvolvimento nacional", disse.

De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer, a mensagem dessa reunião passa por uma dimensão de "federalismo cooperativo”. Segundo ele, “usando esse termo jurídico, entendido de maneira abrangente e sinérgica, a iniciativa se resume em uma cooperação entre os Estados, e desses com o governo federal, considerando também a atuação dos municípios com sua capacidade própria de trabalho", afirmou.

O presidente do Confap, Mário Neto Borges, ressaltou que os tópicos tratados na reunião são “do maior interesse da sociedade brasileira por garantirem a sustentação do desenvolvimento almejado pelo país, que é o pilar dos investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação", concluiu.

Sobre os conselhos
O Consecti é constituído por secretários de estado que tratam dos assuntos relacionados à ciência e tecnologia. Compete ao fórum contribuir para o aperfeiçoamento da política nacional do tema, para a formulação e avaliação de objetivos, diretrizes, prioridades e recursos para aprimorar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico.

Também faz parte das atribuições buscar a consolidação do espaço político-institucional das secretarias que formulam, implementam e desenvolvem regionalmente a ciência e a tecnologia; consolidar a articulação técnico-política e as diretrizes governamentais de interesse da comunidade científica e tecnológica, fortalecendo e aperfeiçoando o sistema nacional, além de analisar as questões e temas relativos à compatibilização das políticas de curto prazo com os objetivos de longo prazo e promover o intercâmbio de experiências e de cooperação técnica entre os integrantes.

Por sua vez, o Confap, criado oficialmente em 2007, tem como objetivo articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. O conselho agrega fundações de vinte e dois estados mais o Distrito Federal.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo