carregando...

Notícias

Notícias

Congresso de Iniciação Científica da Unesp



11/11/2013


Começou na noite de domingo, 10 de novembro, a segunda fase do XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, em Barra Bonita, SP. A Unesp celebra os 25 anos do Congresso de Iniciação Científica, consolidando com isso as discussões e avaliações dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na universidade. O evento será realizado até o dia 12, terça-feira, encerrando com a premiação dos melhores trabalhos apresentados por área de conhecimentoO evento pretende não somente intensificar as discussões acadêmicas, mas também inserir uma nova dimensão internacional e intercultural à formação de seus estudantes, preceitos indissociáveis num processo de internacionalização da Universidade e universalização da formação de recursos humanos, introduzindo o I Fórum de Internacionalização da Iniciação Científica da Unesp a ser realizado concomitante ao Congresso.

Atividades como essas fortalecem a instituição e o Programa Institucional de Iniciação Científica, imprimem padrões acadêmicos internacionais e se tornam elos tranformadores nas atitudes e valores acadêmicos.

Nos dias de hoje, inúmeras discussões sobre a internacionalização do conhecimento estão sendo pautadas na comunidade científica uma vez que a Universidade do século 21, entidade geradora e transmissora de conhecimento, deve ter entre seus objetivos ampliar suas fronteiras para a formação de seus futuros profissionais.

Baseado no exposto, a Unesp entende que a Universidade se configura no grande fórum para tais discussões e desempenha um papel fundamental, uma vez que é detentora de saberes e aptidões.

O Congresso de Iniciação Científica da Unesp se configura no maior evento que alicerça atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos de Graduação da Universidade. Participam do evento alunos da Unesp, bolsistas do Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica (CNPq), da Fapesp, aqueles que desenvolvem pesquisa com bolsas institucionais, contrapartida ao Programa PIBIC/ PIBITI do CNPq, e alunos sem bolsa.

O evento é realizado em duas fases, a primeira no interior de cada Unidade Universitária e Câmpus Experimentais da Unesp, com a participação de aproximadamente 3300 estudantes. Dentre estes, serão selecionados 600 trabalhos com reconhecido mérito científico para integrar a segunda reunião. A atividade de iniciação científica da Unesp aumentou exponencialmente nos últimos anos e atrai crescente interesse tanto do corpo discente quanto do corpo docente da Universidade.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo