carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Confira os cursos que mais empregam



14/08/2009

Os alunos formados pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo nos cursos de Saúde, Segurança e área Ambiental são os que mais conseguem emprego, segundo o Sistema de Acompanhamento de Egressos (Saie), levantamento anual realizado pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza. A empregabilidade nesta área, 96,2%, está acima da média geral dos tecnólogos das Fatecs, que já é alta – 92,8% (veja quadro abaixo).

O estudo mostra também que, na maioria das áreas, o índice está acima dos 90%. A divisão por áreas foi estabelecida conforme a nova classificação do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que concentra os cursos em dez eixos tecnológicos. Na recente pesquisa, foram entrevistados estudantes formados em 2007, com o objetivo de avaliar o desempenho desses ex-alunos no mercado de trabalho após um ano do término do curso.

De acordo com o Saie, a empregabilidade aumentou 9,6 pontos percentuais do momento da conclusão até um ano depois da formatura: de 83,2% entre os concluintes, para 92,8% entre os tecnólogos com um ano de formados.

Também cresceu o nível salarial: 17% saíram da faixa de até 3 salários mínimos para receber remunerações maiores. Na média, os concluintes ganham 4 salários mínimos e após um ano passam a receber 5,5 salários mínimos. As grandes empresas são as que mais contratam (40%), seguidas pelas médias (19,5%) e pelo serviço público (18,9%). Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, os números “demonstram, de forma inequívoca, a sintonia entre a formação acadêmica recebida e as necessidades do mercado de trabalho nos diversos setores da economia”. Aproximadamente 80% dos alunos pesquisados afirmaram que foi fácil encontrar emprego e não sentem dificuldades no desempenho profissional.

Área

Cursos Pesquisados

Empregabilidade*

Ambiente, Saúde e Segurança

Hidráulica e Saneamento Ambiental;
Saúde – Modalidade Projetos, Manutenção e Operação de Aparelhos Médico Hospitalares

96,2%

Informação e Comunicação

Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação; Informática; Informática para a Gestão de Negócios; Processamento de Dados

94,4%

Infraestrutura

Edifícios; Movimento de Terra e Pavimentação; Navegação Fluvial;

93,6%

Gestão e Negócios

Automação de Escritórios e Secretariado; Gestão Empresarial; Logística com ênfase em Transportes

92,1%

Controle e Processos Industriais

Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos; Mecânica de Precisão; Processos de Produção; Projetos; Soldagem

91,5%

Produção Industrial

Produção com ênfase em Plásticos; Têxtil

79%


*Após um ano da conclusão do curso

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo