carregando...

Notícias

Notícias

Confira a nova edição da revista digital



17/08/2012

Está no ar o número 23 da revista Pré-Univesp. A edição traz um balanço da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 - que aconteceu em junho e reuniu 188 países, entre chefes de Estado, cientistas e representantes da sociedade civil. Findo o evento, o que se pode esperar dos países e da sociedade em termos de agenda de ações para uma economia verde?

Nesta edição, você poderá entender se o documento final da reunião de fato reflete 'o futuro que queremos'. Artigos e reportagens discutem a Cúpula dos Povos e o papel dos movimentos sociais na Rio+20, mudanças nos padrões de consumo, biodiversidade e um assunto que causou polêmica ao ser retirado das discussões: o papel da mulher no desenvolvimento sustentável.

Em entrevista, Lídia Brito, diretora de Políticas Científicas da Unesco, discute o papel da ciência nos debates sobre sustentabilidade. Para conhecer a agenda ambiental do Brasil desde a Rio 92, acesse a seção de infográficos, que também explicam o que são os serviços ecossistêmicos e como são as cidades sustentáveis.

Boa leitura!

Editorial

Rio de 10 em 10

Carlos Vogt

Entrevista

Nova ciência para o desenvolvimento sustentável

Por Sabine Righetti

Reportagens

Da Rio 92 a Rio+20: o que mudou?

Por Carolina Toneloto

Rio+20 ou Rio+23?

Por Patricia Piacentini

Cúpula do Rio regride nos direitos da mulher

Por Sabine Righetti

Mudança global, ação local

Por Maria Teresa Manfredo

Artigos

O futuro que queremos é já

Por Adriana Charoux e João Paulo Amaral

Cúpula dos Povos

Por Carlos Henrique Painel

Biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Rio+20

Por Vanderlan da Silva Bolzani

Além das reportagens e artigos a edição traz também infográficos, textos literários e vídeos sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Sobre a Pré-Univesp
A Pré-Univesp - revista digital de apoio ao estudante pré-universitário é uma publicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Mensal e temática, a revista tem conteúdo focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de ingresso à universidade. O objetivo da publicação é trazer conteúdo de qualidade e agradável voltado ao público pré-vestibulando, lançando mão de diversas mídias cabíveis na internet. O acesso ao conteúdo integral da revista é gratuito e o usuário pode se cadastrar e criar seu próprio arquivo de textos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo