Conferência das Regiões Metropolitanas

07/04/2008

Nesta segunda-feira (07/03), aconteceu a abertura da primeira Conferência das Regiões Metropolitanas organizada pelo governo do Estado de São Paulo e co-patrocinada pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles.

O evento, que ocorreu na Pinacoteca do Estado, contou com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman; do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna; do presidente da Emplasa, Jurandir Fernandes; de Celso Santos Carvalho da secretaria Nacional de Programas Urbanos; e de Marie Pierre de La Gontrie, première Vice-Presidente Région Ile-de-France.

O objetivo do encontro é permitir a troca de experiências entre grandes metrópoles do mundo. Dedicado à representantes de governos de regiões metropolitanas e grandes cidades; à gestores públicos; à pesquisadores acadêmicos; e à representantes de entidades e Ongs, o encontro tem entre suas principais metas antecipar e debater tendências do desenvolvimento das metrópoles; elaborar recomendações de políticas para governança urbana mundial e desenvolvimento sustentável; e estabelecer um referencial quantitativo para indicadores de desenvolvimento.

Em seu discurso de abertura, o vice-governador Alberto Goldman agradeceu a todos os presentes e explicou a atual situação de São Paulo. Segundo ele, a metrópole tem um aumento de crescimento muito grande que, por um lado, é positivo e trouxe benefícios, e que por outro, traz inúmeros desafios, conseqüências desse crescimento que não foi suficientemente planejado. “Esta conferência vem em um bom momento para que se discuta e para encontrarmos o caminho para boas condições da metrópole. Quero cumprimentar a todos os senhores e dar as boas vindas”.

Logo após a abertura, ocorreu a primeira palestra da Conferência de Regiões Metropolitanas, que foi ministrada por Richard Burcett, diretor do Cities Program da London of Economics and Social Science. O tema da apresentação eram os preparativos para as Olimpíadas de Londres. Segundo Burcett, os pontos principais de todas as iniciativas políticas são melhorar as condições de transporte, inclusão social e áreas verdes. “Temos os mesmos problemas de integração, espero que nós consigamos dividir isso. O mais importante é a integração entre vontades políticas e ação política”, finalizou Richard Burcett.

A conferência tem continuação nos dias 8 e 9 de abril, e apresentará temas como economia, política, segurança, cultura, transporte e meio ambiente.