Comunidade quilombola de Eldorado terá curso técnico

23/09/2011

Curso técnico em Agroecologia será implantado junto à escola estadual

O quilombo André Lopes, no município de Eldorado, contará, até junho de 2012, com o curso técnico em Agroecologia, oferecido pelo Centro Paula Souza, em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, durante a 4ª edição do Acelera SP, em Juquiá, no Vale do Ribeira, realizada nesta sexta-feira (23). Ao todo, serão investidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo para a construção do prédio - que ficará localizado dentro da própria comunidade – R$ 3, 7 milhões. As obras tiveram início em julho deste ano.

O prédio irá abrigar seis salas de aula, três laboratórios (Agroindústria, Análise de Solos e Informática), biblioteca, quadra poliesportiva com arquibancada e cobertura, cinco salas administrativas, vestiários e sanitários com acessibilidade. Na parceria para a oferta do curso técnico, o Itesp ficou responsável pelas aulas práticas, e o Centro Paula Souza, pelas aulas teóricas, além da construção do prédio, compra de mobiliário e equipamentos.

A prefeitura será responsável pela alimentação, pelo transporte dos alunos e professores e pelos serviços de apoio de prestação de serviço de manutenção (como vigilância, parte administrativa e limpeza). As aulas do curso de Agroecologia terão início no segundo semestre de 2012, com a oferta de 40 vagas no período diurno.