carregando...

Notícias

Notícias

Compromisso com resultados marca parceria



06/02/2013

Fonte: SDECT

A sintonia entre as propostas do Programa e os objetivos da instituição serviu como base para que, desde o início, a parceria pudesse levar os cursos de qualificação do Via Rápida Emprego aos diversos municípios do Estado. “O objetivo comum é assegurar o aprendizado e a capacitação do cidadão para o mercado de trabalho, atendendo às demandas de cada região”, afirma Clara Magalhães, coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza.

Segundo ela, o Via Rápida Emprego “veio somar e ampliar” o trabalho do Centro Paula Souza, que tem em sua concepção a missão de levar formação técnica e tecnológica para todos os setores produtivos da economia. “O foco é a formação inicial do trabalhador, qualificando e requalificando-o para que sua inserção no mercado se dê de forma completa”, explica.

O Via Rápida Emprego busca sempre que suas ações estejam alinhadas com as necessidades de capacitação em cada região do Estado. O ponto de partida são os estudos da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que, a partir da análise das características do desenvolvimento e das atividades econômicas das diferentes regiões, contribuem para a identificação das demandas por qualificação profissional.

Além do alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho, o foco pedagógico é uma prioridade na metodologia desenvolvida pelo Programa. Um exemplo são os Cadernos de Conteúdos Gerais, que contemplam os conhecimentos de Matemática, Língua Portuguesa, dentre outras disciplinas.

O material didático do Programa também aborda temas como sustentabilidade, cidadania, leis trabalhistas e empreendedorismo e ainda conta com um material complementar os vídeos. “O Programa tem um material que é pensado para o seu público-alvo e com a realidade do mundo do trabalho”, completa Clara Magalhães.

Mais perto da população
Um elemento importante do Programa Via Rápida Emprego são as unidades móveis, implementadas por intermédio do Centro Paula Souza. Os cursos ministrados nas carretas, que viajam a vários municípios do Estado, permitem que as formações atendam a um público ainda maior e respondam a uma gama mais ampla de necessidades dos mercados de trabalho regionais.

Atualmente, o Programa conta com cinco carretas que oferecem capacitação profissional; as unidades móveis de Confecção Industrial, Soldagem, Hospitalidade, Comandos Hidráulicos e de Metrologia.

A coordenadora Clara destaca ainda que as unidades móveis de Metrologia e Soldagem são referências no segmento. Todas as carretas estão equipadas com sala de aula, ferramentas e materiais específicos para cada formação. “Do ponto de vista pedagógico, isso é fundamental, pois alia o conhecimento aprendido com as rotinas que ele vai encontrar no mercado de trabalho”, afirma.

Uma das consequências positivas do trabalho desenvolvido pelo Centro Paula Souza em parceria com o Via Rápida Emprego, segundo a coordenadora, é a aproximação entre a população e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), onde ocorrem os cursos.

Ao conhecer esses espaços, explica Clara, os estudantes passam a enxergá-los como algo acessível e se sentem ainda mais motivados a seguir em frente com os estudos. Muitas vezes também estimulam familiares e amigos a fazer o mesmo. “Um dos objetivos do Programa é reacender o gosto pelo aprendizado”, lembra.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo