Competitividade para o setor industrial

10/09/2007

a Nesta segunda-feira (10/09) o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, participou do seminário “Agenda de competitividade para a indústria paulista”. O seminário, ocorrido na sede da FIESP marcou o lançamento do projeto homônimo “Agenda de competitividade para a indústria paulista”.

Estiveram presentes na solenidade o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Carlos Américo Pacheco, responsável pela coordenação do projeto, o presidente do Sistema FIESP, Paulo Skaf, o deputado federal Albano Franco (PSDB-SE), o diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Vahan Agopyan, e o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Claudio Vaz.

O seminário discutiu o estágio de competitividade da indústria paulista e os desafios colocados pela conjuntura econômica, bem como as políticas públicas de suporte à competitividade nos temas investimento e crédito, inovação tecnológica, gestão e capital humano.

O projeto “Agenda de competitividade para a indústria paulista” foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento e tem como objetivo realizar um diagnóstico das principais cadeias produtivas do Estado, identificando os principais gargalos ao desenvolvimento, com vistas a ações públicas e privadas que reforcem a competitividade das Cadeias Produtivas Paulistas.

Por ocasião do evento o presidente da Fiesp, Paulo Skaf e o secretário, Alberto Goldman, assinaram também um Protocolo de Cooperação que visa a elaboração de um conjunto de estudos e ações em prol da competitividade da indústria paulista.

Em seu pronunciamento, Alberto Goldman sublinhou os desafios enfrentados pela Economia Paulista. “O cenário econômico mundial abre oportunidades, mas o câmbio e a concorrência asiática trazem obstáculos. Para superar esses desafios, torna-se necessário desenhar uma política industrial ativa, o que implica um maior esforço tecnológico, na realização de investimentos e no estímulo à produtividade”, disse o vice-governador. “Saber tirar proveito da diversidade econômica do Estado é o nosso desafio central”, concluiu.