carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Colóquio internacional debate inovação e negócios



09/11/2009

Secretário e vice-presidente de PACA reafirmam parceria entre SP e França (Pamela Benetti/SD)

Em homenagem ao Ano da França no Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 11 de novembro, o Colóquio São Paulo – Provence-Alpes-Côte D’Azur sobre Inovação e Negócios: Compartilhando Ideias, Multiplicando Oportunidades. O evento permitiu a troca de experiências entre o Estado de São Paulo e a região francesa de Provença-Alpes-Costa Azul (PACA), com a finalidade de aprofundar a relação de negócios entre as duas regiões.


Na abertura do encontro, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, destacou a importância da formação de parcerias entre iniciativas empresariais paulistas e francesas, como já ocorre em São Carlos, com o acordo de cooperação entre o Parque Tecnológico e o Polo de Ótica e Fotônica de Marselha (POPsud). “A ideia é compartilhar conhecimentos em diversas áreas focadas no avanço da ciência, tecnologia e inovação, em especial no que tange às políticas públicas voltadas a Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Parques Tecnológicos”, explicou.

Mais de 50 pessoas participaram do colóquio internacional na sede da Secretaria (Pamela Benetti/SD)
Já o vice-presidente da região da Provença-Alpes-Costa Azul, Patrick Allemand, parabenizou o país pela superação da crise econômica mundial e reforçou a necessidade de aumentar o número de convênios com São Paulo. “Hoje, temos certa experiência que nos permite começar novas parcerias”, afirmou Allemand, que citou como exemplos a semana de Ensino Superior em São Paulo, as colaborações entre os laboratórios de pesquisas e os intercâmbios entre SP e França.


De acordo com o presidente da Agência Investe São Paulo, Mario Mugnaini Júnior, os investimentos franceses no Brasil estão principalmente voltados às áreas de comércio e serviços. “Vamos trabalhar também para atrair investimentos na produção de etanol e bioenergia”, disse.

No decorrer do evento, foram feitas apresentações de empresários franceses e especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen-SP) e do Sebrae-SP, além de mesas-redondas sobre os setores aerospacial, marítimo e fotônico (fibra ótica).

Secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, mostrou ações da SD (Pamela Benetti/SD)
Sobre a região francesa
Provença-Alpes-Costa Azul (em francês Provence-Alpes-Côte D'Azur - PACA) é uma das 26 regiões administrativas da França. Situada ao sul do país, é banhada pelo Mar Mediterrâneo e faz limite com a Itália ao leste. Além de abrigar patrimônios artísticos e belezas naturais, a região é reconhecida internacionalmente como um polo de pesquisa e inovação. Apesar de ser um território pequeno, apenas 5,8% de todo o território nacional, PACA é uma região extremamente rica, a 3ª mais rica da França. O setor de serviços mercantis produz cerca de 54,1% do PIB da região, contra 15,7% da indústria, 4,5% do setor de construção e 2,3% da agricultura.


Desde 2002, o Estado de São Paulo mantém um protocolo de cooperação tecnológica, científica e educacional com a região francesa. O acordo permitiu a realização de diversos encontros de negócios e visitas técnicas, com destaque para o Seminário de Oportunidades de Negócios na Região de PACA, realizado em 2006, na cidade de São Paulo, que contou com a participação de mais de cem empresas. Segundo balanço feito um ano e meio após o evento, foram apontados resultados em negócios na ordem de 2,5 milhões de Euros, principalmente nas áreas espacial, de software industrial e vinhos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo