Colégio da Embraer é inaugurado em Botucatu

04/02/2013

Aluno apresenta Colégio da Embraer ao secretário Luiz Carlos Quadrelli

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, participou nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, da inauguração do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu. O evento contou com as presenças de autoridades, executivos da empresa, pais e alunos da escola.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário explicou em seu discurso que a união entre o poder público e a iniciativa privada viabilizou a implantação da escola. “O governador enviou em 2011 à Assembleia Legislativa um projeto de lei para autorizar a doação deste terreno à prefeitura de Botucatu. Por sua vez, o prefeito João Cury cedeu o espaço para a Embraer construir o colégio, que contou com investimentos de mais de R$ 5 milhões. Toda iniciativa voltada à educação de excelência está entre as principais premissas do governo do Estado”, reforçou.

O colégio Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho recebeu este nome em reconhecimento ao legado de um dos idealizadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Durante a solenidade, os herdeiros de Casimiro Montenegro Filho foram homenageados.

Após a cerimônia, os participantes conheceram as instalações da escola, em uma visita guiada pelos próprios alunos da instituição, que são egressos da rede pública de ensino. O espaço foi construído e será mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa (IEEP). As aulas são ministradas em período integral e os estudantes recebem bolsa de estudos, uniformes, materiais didáticos, alimentação no local e transporte. Para ingressar na instituição, é preciso ser aprovado no processo seletivo conduzido pela Vunesp.

A Embraer também possui em São José dos Campos o Colégio Embraer – Juarez Wanderley, criado em 2002. A unidade já formou 1800 estudantes e tem se mantido entre os melhores colégios do Estado, segundo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2008, os alunos têm conquistado 100% de aprovação nos vestibulares, sendo mais de 80% nas universidades públicas.

O secretário aproveitou a ida a Botucatu para conhecer a Faculdade de Tecnologia (Fatec), administrada pelo Centro Paula Souza e implantada na cidade em 2002. Ao lado do prefeito João Cury Neto, ele visitou a unidade e inspecionou as obras dos laboratórios de frutas e legumes e da área de produção. O diretor da Fatec de Botucatu, Roberto Antonio Colenci, acompanhou o percurso e falou que o novo espaço vai disponibilizar ainda um auditório com capacidade para 70 pessoas. Foram investidos R$ 7,8 milhões nas obras, com término previsto para março de 2013.

A Faculdade de Botucatu oferece os cursos de Agronegócio, Informática para Negócios, Logística, Produção Industrial, Logística e Radiologia. Aproximadamente 1400 alunos estão matriculados na instituição.