Cinco municípios assinam termo de adesão ao SIL

09/09/2011

Municípios de São Sebastião da Grama assinaram termos de adesão ao SIL

Ainda durante a 3ª edição do Acelera São Paulo, realizada nesta sexta-feira (9) em São Sebastião da Grama, foram assinados termos de adesão de São João da Boa Vista, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, São sebastião da Grama e Vargem Grande do Sul ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). Com o acordo, as cidades começam a se adequar para integrar o SIL, que disponibiliza a micro, pequenos e médios empreen-dedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades.

Após registro na Jucesp e inscrição no CNPJ, o SIL abre a solicitação de licenciamento que, após o preenchimento, é submetida aos órgãos envolvidos (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e Prefeitura). Após a análise de baixo ou alto risco do negócio, o SIL consolida o tempo médio de resposta de todos os órgãos, disponibilizando um placar geral de atuação de cada um deles. “Queremos ampliar o número de municípios integrados ao sistema, para que a desburocratização facilite ainda mais a vida de quem pretende abrir o seu negócio em São Paulo. Há estudos bem avançados para que novas facilidades sejam oferecidas pelo governo para as empresas que ajudam a gerar empregos e riquezas para o estado”, afirma o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Ao final do processo, o SIL emite o Certificado de Licenciamento Integrado, que contém a licença de todos os órgãos, além dos respectivos prazos de validade, condições e restrições impostas. O certificado é sempre atualizado, via internet. A obtenção do certificado pelo SIL torna desnecessária a apresentação física dos documentos, fazendo com que se reduza o tempo de registro de uma empresa, desburocratizando o processo. O SIL funciona pelo site www.sil.sp.gov.br