CIEE inaugura centro de capacitação técnica em São Paulo

16/12/2013

O novo prédio oferecerá em 2014, duas mil vagas do Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodriogo Garcia participou nesta segunda-feira, (18/12), às 18h da inauguração do Centro de Capacitação Técnica CIEE Mooca em São Paulo/SP. O prédio, instalado em terreno de três mil metros quadrados, na Rua Barão de Monte Santo, 435, na zona leste da capital, abrigará cursos gratuitos de preparação profissional, ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e com o Programa Via Rápida Emprego.No mesmo local, também será instalado um posto de atendimento para cadastrar e encaminhar jovens a vagas de estágio e aprendizagem nas empresas.

De acordo com o secretário Rodrigo Garcia serão oferecidas duas mil vagas do Via Rápida Emprego. “Com duração de um a três meses, os cursos serão voltados especialmente para pessoas em situação de vulne­rabilidade social, que buscam oportunidades no mercado de trabalho ou pretendem abrir seu próprio negócio”, fala.

Durante a execução dos cursos, os participantes receberão material didático, auxílio alimentação no valor de R$ 100 e subsídio transporte de R$ 150. Desempregados, que não contam com seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito a uma bolsa mensal de R$ 210.

A cerimônia contou com as presenças do presidente do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli, do presidente do Conselho Administrativo Ruy Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CIEE, padre Luiz Antônio Matias e outros representantes do CIEE

Programa de capacitação – Parceria com o Via Rápida Emprego

Abertas a pessoas com idade acima de 16 anos, alfabetizadas e residentes no Estado de São Paulo, as vagas oferecidas no Centro de Capacitação Técnica CIEE privilegiarão desempregados com mais idade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. Além disso, abrirão oportunidades para pessoas beneficiadas pelo programa Renda Cidadã, famílias participantes dos programas habitacionais do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), pessoas com deficiência, reeducandos em sistema semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

“Com esse novo projeto, o CIEE expande seu lado escola para abranger mais pessoas que necessitam de apoio para ingressar no mercado de trabalho”, explica Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE. “Em outras palavras, é uma proposta que vem se somar aos programas de estágio e aprendizagem mantidos por nossa instituição, em parceria com empresas e órgãos públicos.”

Os cursos oferecidos pelo Via Rápida Emprego são escolhidos a partir da análise de do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), tendo como parâmetro as necessidades regionais, e compõem uma grade de mais 150 modalidades. Inicialmente, o Centro de Capacitação Técnica CIEE Mooca oferecerá os cursos voltados à área de imagem pessoal. Entre eles: cabelereiro, manicure/pedicuro, maquiagem e outros.

Sobre o Via Rápida:
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Até o momento, o Programa já atendeu 140 mil pessoas com oferta de cursos em 645 municípios paulistas. Mais informações e inscrições no site www.viarapida.sp.gov.br