Cespeg reúne-se com prefeitos em Caraguá

07/05/2009

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg) realizou nesta quinta-feira, 7 de maio, em Caraguatatuba, uma reunião de trabalho com prefeitos, secretários, empresários e representantes de associações comerciais e industriais do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. O encontro teve como objetivo discutir os impactos da indústria do petróleo sobre o desenvolvimento regional e definir as diretrizes do workshop que será realizado no próximo dia 21 de maio. Clique aqui para ver a apresentação.

Na oportunidade, foram debatidos os projetos do grupo de trabalho GT5, responsável pela análise de impactos sociais, urbanos e ambientais que vão orientar a estruturação de um Planejamento Estratégico Regional.

De acordo com o secretário-executivo da Cespeg e coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, o planejamento irá sugerir iniciativas em curto, médio e longo prazos. “É necessário mensurar as demandas geradas com os investimentos na cadeia do petróleo para preparar os municípios frente a novas necessidades em infraestrutura que sejam compatíveis à sustentabilidade ambiental da região”, afirmou o coordenador.

Outros temas também foram debatidos, como capacitação da mão-de-obra, preparação de áreas e locais de acesso para instalações industriais, bases de apoio marítimo (supply houses) e equipamentos necessários às atividades de petróleo e gás natural.