Cespeg realiza workshop em Caraguatatuba

21/05/2009

Mais de 600 pessoas lotaram o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira, 21 de maio, para participar do workshop promovido pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Economia e Gestão. O encontro discutiu os impactos sobre o desenvolvimento local com as futuras atividades petrolíferas no litoral paulista.

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressaltou que haverá uma grande demanda de investimentos na região com a indústria do petróleo. “As atividades petrolíferas vão criar um ciclo de desenvolvimento para o litoral norte, que vai necessitar de um conjunto de medidas para garantir o crescimento sustentável”, afirmou.

O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, destacou a importância da participação da sociedade na análise de impactos sociais, urbanos e ambientais que vão orientar no Planejamento Estratégico Regional. “A participação da comunidade faz a diferença”, disse. Para o secretário-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, o planejamento irá sugerir iniciativas em curto, médio e longo prazos. “O objetivo é traçar estratégias para direcionar investimentos e recursos em infraestrutura para a região.

O workshop contou com três apresentações: Planejamento Ambiental, por Casemiro Tércio dos Reis Lima Carvalho, da Secretaria do Meio Ambiente; Oportunidades para as Empresas Paulistas, por Ricardo Tortorella, do Sebrae-SP; e Atividades em Desenvolvimento e Projetos Futuros da Petrobras no Litoral Paulista, por José Luiz Marcusso, da Petrobras. Ao final também foram debatidos planos, ações e preparativos dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela para a atividade do petróleo.

Cespeg
A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os impactos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo e propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Os resultados das discussões vão orientar na estruturação de um relatório final com o planejamento dos grupos de trabalho da comissão. A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove grupos de trabalho, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Apresentações relacionadas
Confira as apresentação no Workshop do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, do coordenador-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, de Casemiro Tércio dos Reis, da Secretaria do Meio Ambiente e Ricardo Tortorella, do Sebrae-SP.