Cespeg realiza 5° workshop sobre pré-sal

03/12/2008

A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), contou com a participação de 120 pessoas, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, no 5° workshop da série para discutir os benefícios da exploração de petróleo e gás natural no Estado. O evento, realizado na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), discutiu ações para viabilizar a instalação de novos estaleiros, supply houses e estruturas de apoio à construção e reparo de cascos e plataformas na Bacia de Santos.

Na abertura do encontro, o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, destacou o potencial crescimento da construção naval com a exploração dos novos campos de petróleo e gás no litoral paulista. “A indústria naval passa a ser um grande projeto que irá demandar um alto volume de investimentos com a produção de petróleo e gás no litoral paulista”, ressaltou.

Para o coordenador de planejamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Casemiro Tércio de Carvalho, a integração das Secretarias de Desenvolvimento e Meio Ambiente na comissão mostra a preocupação do governo paulista com a questão ambiental. “É um fato histórico para São Paulo a união das duas pastas e a junção de todos os atores em torno do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O workshop contou com três apresentações. A primeira foi feita pelo vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Augusto Mendonça, que abordou o tema situação e capacitação atual da indústria naval brasileira. Em seguida, o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos para E&P e Transporte Marítimo da Petrobras, Antonio Carlos Alvarez Justi, apresentou as demandas atuais e futuras do setor brasileiro de petróleo o gás natural. Por fim, o coordenador do Centro de Estudos em Gestão Naval (CEGN),
Marcos Pinto, apontou os cenários e potencialidades para São Paulo.

Até o dia 12 de dezembro, será promovida uma série de sete workshops, que têm como objetivo colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Comissão. Para o coordenador-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, os workshops têm o intuito de consolidar a inteligência na exploração de petróleo no Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é debater sugestões e críticas com setores da sociedade ligados ao tema para elaborar políticas e ações de governo voltadas à exploração de petróleo”, explica.

Formação da mão-de-obra
O próximo workshop será nesta quinta-feira, 4 de dezembro, também na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O encontro pretende discutir a estruturação de cursos e grades curriculares para promover a capacitação adequada, por meio da expansão da oferta de formação técnica e superior do Centro Paula Souza, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs).

Apresentações: Realizações, desafios em São Paulo e cenários futuros - José Renato Ferreira de Almeida (Prominp), Demandas de profissionais e a formação de mão-de-obra do setor de petróleo e gás - Joaquim Passos Maia (Abemi) e Atuação do Senai-SP para indústria de petróleo e gás - Claudemir Facco de Oliveira (Senai-SP).

Clique aqui para baixar apresentações feitas no 5° workshop e outros materiais sobre o grupo de trabalho.