Cespeg debate impactos regionais

07/07/2009

O grupo de trabalho (GT-5) da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), que trata dos Impactos sobre o Desenvolvimento Regional, reuniu-se nesta segunda-feira, 06 de julho, na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos. A reunião teve como objetivo avaliar os impactos regionais das atividades de exploração de petróleo e gás natural, promovendo a participação dos agentes envolvidos, com a proposta de controlar os efeitos negativos em termos urbanos e sociais.

Dentre os temas, foram discutidas questões como a oferta de empregos e a capacitação profissional associada ao incremento da mão-de-obra local, além dos aspectos relacionados à habitação e ao saneamento. O modelo Porto-Cidade no cenário internacional serviu como base para apresentação de exemplos de sucesso na interação entre o meio urbano e a atividade petrolífera. A atenção foi dada ao levantamento de áreas de interesse para o litoral. Durante a reunião, também foi ressaltada a importância do envolvimento das diversas secretarias, com destaque para o Planejamento Ambiental Estratégico.

O encontro faz parte da 4ª fase de reuniões da Cespeg, em que os grupos de trabalho vão concluir a elaboração de relatórios técnicos, que servirão como diretriz para as ações que serão executadas pelo governo do Estado para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da atividade petrolífera no litoral. Esse material irá compor o relatório final da Cespeg.

Estiveram presentes à reunião, José Roberto dos Santos, Antonieta Spargoli e Thais Bortolato Padin, da Secretaria de Desenvolvimento; Maurício Maranhão Sanches e Maria do Carmo Rosalim de Oliveira, da Prefeitura de Peruíbe; Tomi Lomgobardi, Luis Otávio G. de Barros, Nelson Parente Jr. e Marco Aurélio L. Matias, da Prefeitura de Santos; Maria Eresene Costa Sousa e Moisés Baum, da Secretaria de Economia e Planejamento; Adilson Cabral da Silva da prefeitura de Guarujá; Débora Blanco B. Dias, Luiz Carlos Hachid, Luciana Freitas L. Santos e Sônia Maria Biziak, da Agem; Rafaela Di Fonso Oliveira, da Secretaria do Meio Ambiente; Jaime Furtado de Mello Jr., da prefeitura de Bertioga; Arnaldo A. Amaral e Luiz Sérgio P. Pontes, da prefeitura de Praia Grande; Ricardo Soares Cretella prefeitura de Cubatão; Tenisson Azevedo Jr. e Roberto Lahosansky, da prefeitura de Mongaguá; Maria de Fátima I. Araújo, da Seplan; Elizabeth A. P. Correia da prefeitura de São Vicente; Lídia Nardi, do jornal A Tribuna; Kalemin Pock Branco, da Siesp – Santos.