Cespeg debate desenvolvimento regional

02/07/2009

O grupo de trabalho (GT-5) da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), que trata dos Impactos sobre o Desenvolvimento Regional, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de julho, no Hotel Ilha Morena, em Caraguatatuba, no litoral norte. A reunião teve como objetivo indicar os possíveis impactos regionais das atividades de exploração de petróleo e gás natural, com o objetivo de propor diretrizes de atuação para prevenir resultados indesejados em termos urbanos e sociais nos municípios que contarão com operações no setor.

Dentre os temas, foram discutidas questões como a abrangência da atividade petrolífera na geração de empregos e na oferta de habitação, além da importância do envolvimento das prefeituras e secretarias, com destaque para a inclusão do tema da segurança pública, visando às metodologias de acompanhamento a serem garantidas por um Planejamento Ambiental Estratégico.

O encontro de Caraguatatuba compõe a quarta fase de reuniões da Cespeg, em que os grupos de trabalho vão concluir a elaboração de relatórios técnicos, que servirão como diretriz para as ações que serão executadas pelo governo do Estado para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da atividade petrolífera no litoral. Esse material irá compor o relatório final da comissão que será apresentado pelo governador do Estado de São Paulo, José Serra.

Estiveram presentes à reunião, José Roberto dos Santos, Ricardo Junqueira Fujii, Antonieta Spargoli e Thais Bortolato Padin, da Secretaria de Desenvolvimento; Moisés Baum, da Secretaria de Economia e Planejamento; Milton Nogueira, da prefeitura de Caraguatatuba; Roberto Annunciato, da Secretaria de Planejamento de Caraguatatuba; Ricardo Terra, do Senai-SP; Paulo Roberto Gatto Bijos, da Associação Comercial de Caraguatatuba; Renê Nakaya, da Secretaria de Planejamento de Ubatuba; capitão Cezar, da Polícia Militar de Caraguatatuba; Claudemir, do Senai São José dos Campos; Monica Marcheto, do Sebrae; Cap. Davi, da Polícia Ambiental; José Arimatei, da Associação Comercial de Ubatuba; Osvaldo Nuno Galo, vice-prefeito de Ilhabela; Tenente Paes, do Corpo de Bombeiros; Ricardo Analha, do AEAA-C; Ricardo Zollner, diretor da Associação Comercial de Caraguatatuba; George Hilff, Secretaria de Turismo de Caraguatatuba; e Isaac Nascimento, da Secretaria de Planejamento de Caraguatatuba.