carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Cespeg debate desenvolvimento energético



26/03/2009

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promoveu nesta quinta-feira, 26 de março, workshop sobre desenvolvimento energético na área de petróleo e gás natural no litoral paulista. O evento reuniu mais de 100 pessoas no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para debater o potencial da indústria petrolífera no atendimento aos diversos usuários de recursos energéticos.

Na abertura do evento, o secretário-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, explicou que o debate vai auxiliar a reunir informações para formatar um plano de políticas públicas. “Pretendemos no final de junho apresentar um relatório final, contendo recomendações de medidas para consolidar a inteligência do petróleo em São Paulo”, disse.

Para o coordenador de Energia da Secretaria de Saneamento e Energia, Jean Cesari Negri, discutir o desenvolvimento energético é crucial para encontrar alternativas para suprir a demanda reprimida por gás natural em São Paulo. “Dos 645 municípios do Estado, apenas 89 utilizam esse recurso”, afirmou.

Já o gerente do departamento de infraestrutura da Fiesp, Roberto Moussallem, destacou o potencial industrial do Estado para atender às futuras demandas da exploração petrolífera. “São Paulo tem condições de oferecer as melhores oportunidades de negócio para o desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo”, ressaltou.

Apresentações
A primeira apresentação foi feita por Edmundo Alfredo da Silva, da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), que apontou os aspectos necessários para regulação e tributação para o desenvolvimento de usinas termoelétricas e cogeração no Estado.

Na sequência, o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Ricardo Lima, apresentou a visão do consumidor no desenvolvimento do gás no Estado. Por fim, o presidente da Andrade e Canellas, João Carlos Mello, abordou os aspectos do mercado de gás em SP.

Cespeg
A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os impactos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo e propor ações para o desenvolvimento desse ramo no Estado.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito Secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo