carregando...

Notícias

Notícias

Certidão on-line facilitam vida dos usuários



30/11/2012

Certidões onlines podem ser geradas e impressas no site da Jucesp

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, disponibiliza em seu site uma série de serviços gratuitos para facilitar a vida do usuário. Entre os mais procurados, destaque para a emissão de certidão simplificada e certidão específica pré-formatada.

As certidões on-line podem ser geradas e impressas diretamente no site da Jucep. Os documentos on-line são assinados eletronicamente pela Secretaria-Geral, possuindo a mesma validade jurídica das certidões presenciais, oferecendo ainda duas grandes vantagens: são gratuitos e emitidos instantaneamente.

Desse modo, o interessado não precisa se deslocar até a Jucesp, pagar taxas, enfrentar filas de protocolo e aguardar o prazo de entrega. Basta acessar o site, digitar o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) ou o nome da empresa pretendida e mandar gerar a certidão em formato pdf. O processo é feito na hora.

Recomenda-se ao usuário verificar se a certidão sobre o arquivamento pretendido consta nos modelos à disposição no site, tornando desnecessária a emissão de fotocópia, feita presencialmente, sob tarifa e com prazo maior de entrega.

Entre janeiro e outubro de 2012, foram geradas 518 mil certidões no site da Jucesp, que contou com mais de 4,5 milhões de acessos no período. Os serviços campeões em procura foram as fichas cadastrais e as fichas de breve relato, com 18,6 mil documentos criados via internet.

Certidão simplificada
Extrato de informações atualizadas sobre os atos arquivados, indicando denominação ou razão social da empresa, capital social, endereço, objeto social, quadro societário, filiais ativas e último documento arquivado. A certidão simplificada é instrumento hábil para a prática dos seguintes atos na Junta Comercial: proteção ao nome empresarial, abertura, alteração e inscrição de transferência de filiais e transferência de sede para outra unidade da Federação.

Certidões específicas
Constam na certidão dados atualizados, detalhes que o requerente pretende ver certificados e último documento arquivado. Em casos de até três arquivamentos, é informado no formulário o número dos registros. A partir de três arquivamentos, é informado apenas o número e a data dos registros.

Certidão Específica Negativa – certifica que não consta nenhum registro tanto de pessoa física como jurídica no arquivo da Jucesp.

Certidão Específica de Filial de outro Estado – dados da filial com sede registrada em outro Estado.

Certidão Específica de Registro Diário de Livros (BX) – relação de todos os livros arquivados.

Certidão Específica de Tradutor Público e Intérprete Comercial, Leiloeiro Oficial e Armazém Geral – certifica a situação funcional desde sua posse até a data da solicitação.

Certidão de Inteiro Teor (fotocópia) Cópia autenticada dos registros arquivados. O requerente deve informar no formulário o número do Nire e os números dos registros pretendidos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo