Cerimônia homenageia Polícias

21/05/2007

Nesta segunda-feira (21/05) o VI Prêmio Disque-Denúncia homenageou as equipes das polícias civil e militar que mais se destacaram em 2006 na apuração das informações recebidas por meio do serviço. A cerimônia foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com o Instituto São Paulo contra a Violência (SPCV). Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento e vice-governador, Alberto Goldman, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, o delegado geral de Polícia de São Paulo, Mário Jordão, o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Roberto Antonio Diniz, o presidente do Conselho do SPCV, Abram Szajman, e o presidente da Diretoria do SPCV, Eduardo Campobiano, além de diversas outras autoridades e políticos.

Criado em 2000, o Disque-Denúncia tem por objetivo facilitar e incentivar a participação dos cidadãos em programas que visam a redução da criminalidade e da violência, além de contribuir para aumentar a eficácia da polícia e do sistema de justiça criminal. Com 545.520 denúncias e 26.839 ligações até março de 2007, os resultados são surpreendentes:

25.025 prisões flagrantes.
91 seqüestros solucionados.
3.116 fugitivos recapturados.
4.689 armas e munições apreendidas.
1.647 veículos recuperados.
1.511 casos de furtos de energia resolvidos.
1.481 postos flagrados com combustíveis adulterados.
237 empresas flagradas em sonegação fiscal.
232 cargas recuperadas.

A diminuição na taxa de violência mostra um caso de excelência social, onde se pode ver a importância da atuação comunitária. Durante a onda de ataques levada a cabo pelo P.C.C. ligações ao Disque-Denúncia evitaram a morte de muitos policiais e civis, como por exemplo, na base comunitária da PM da Praça Sampaio Vidal, Vila Formosa, que seria atacada por criminosos.

Na premiação o vice-governador parabenizou os policiais pela coragem e empenho com que combatem o crime no Estado de São Paulo. Goldman ressaltou a complexidade dos fatores que incidem na violência, essa questão que é "das mais difíceis dentro de uma sociedade". O secretário afirmou ser o Disque Denúncia um "passo muito importante no combate à violência" que nos ajuda a lidar com "ao menos um lado da questão". O secretário mencionou a importância do aumento destinado aos recursos no combate à violência, que apesar de tudo "ainda são insuficientes". Por fim, Goldman ressaltou a necessidade da cerimônia. "Essa é uma premiação simbólica, simples e singela mas que traz cada vez mais entusiasmo para enfrentarmos e superarmos nossas dificuldades".