Centro Paula Souza oferece 20 cursos

16/08/2012

Faltam quatro anos para a próxima Olimpíada e dois anos para a Copa do Mundo de 2014, que acontecem no Brasil. Quem quiser aproveitar essas oportunidades para dar um impulso na carreira, a hora para começar a se preparar é agora. O Centro Paula Souza oferece 13 cursos técnicos e 7 cursos de tecnologia em áreas fundamentais para a realização dessas duas grandes competições esportivas.

Os cursos técnicos têm duração de um ano e meio e os tecnológicos (de nível superior) duram cerca de três anos. Os processos seletivos (Vestibular e Vestibulinho) são semestrais.

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais oferecem onze cursos na área de serviços e turismo e nove na área de infraestrutura.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), já estão sendo investidos R$ 33 bilhões em infraestrutura e o setor de turismo deverá gerar R$ 9,4 bilhões. No mercado de trabalho, isso representa 710 mil novos empregos - 330 mil postos permanentes e 380 mil temporários.

Técnico em Esportes
Uma carreira diretamente ligada aos eventos e oferecida pelo Paula Souza é a de técnico em Esportes e Atividade Física. O curso já é oferecido experimentalmente neste semestre para uma turma piloto de 30 alunos da Fundação Gol de Letra, parceira na iniciativa, e do Instituto Esporte & Educação. A partir de 2013, o curso deve ser ministrado na futura Etec de Esportes, que está sendo construída na Vila Maria. O Estado está investindo R$ 32, 8 milhões na obra.

Segundo idioma
Em eventos internacionais desse porte, o conhecimento de outro idioma é fundamental. Por isso, os técnicos e tecnólogos de Etecs e Fatecs na área de turismo e serviços tem uma carga horária relevante em línguas, o que facilitará a recepção de turistas de outros países. No curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, por exemplo, os alunos têm aulas de inglês, francês, alemão e espanhol.

Outra iniciativa do Centro Paula Souza para promoção do inglês é o Programa de Intercâmbio Cultural, que, neste ano, oferece 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra. O programa contempla 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica das Etecs e das Fatecs. Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno e seguro saúde. O investimento do Governo do Estado na iniciativa chegou a R$ 6,3 milhões.

Conheça os cursos técnicos e tecnológicos (nível superior) para se preparar para a Copa e Olimpíadas:

Cursos Técnicos

Área de turismo e serviços
Agenciamento de Viagem
Cozinha
Guia de Turismo
Hospedagem
Lazer
Serviços de Restaurante e Bar
Turismo Receptivo

Área de Infraestrutura
Desenho de Construção Civil