Carreta do Via Rápida leva cursos de hospitalidade ao Litoral e Interior

10/09/2012

Veiculo possui sala para 20 alunos e dois laboratórios de simulação

Neste semestre, a carreta de hospitalidade do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo, passará por Peruíbe, Bom Jesus dos Perdões e Cachoeira Paulista onde serão oferecidos cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de hotelaria e gastronomia.

O veículo possui sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante. Totalmente equipada com aparelhos para o ensino prático, a estrutura será utilizada para a realização de cursos de bartender, camareira e garçom.

O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades do dia a dia. Com duração de 100 horas, os cursos serão ministrados por professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Em Peruíbe, as aulas serão executadas a partir da segunda quinzena de setembro. No mês seguinte, a carreta segue para Bom Jesus dos Perdões e, em novembro, para Cachoeira Paulista. As inscrições já estão disponíveis e devem ser realizadas no site www.viarapida.sp.gov.br/

A estrutura será utilizada para a realização de cursos de bartender, camareira e garçom

Inscrições: Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir em um dos municípios atendidos. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Os candidatos selecionados recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os participantes serão informados por correspondência oficial.

Outras carretas: Além da carreta de hospitalidade, o programa Via Rápida Emprego conta com outros três veículos que também oferecem capacitação profissional gratuita. A unidade de soldagem é equipada com painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas. Há também a carreta de vestuário, que oferece curso de corte e costura e outra que realiza capacitação em metrologia. Entre os municípios que já receberam as estruturas estão Campos do Jordão, Águas da Prata, São Sebastião, Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Mauá.

Sobre o Via Rápida Emprego:
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Além dessas, no segundo semestre de 2012, foram disponibilizadas mais 37 mil novas vagas e 150 modalidades de cursos, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br/

Informações à imprensa
Renata D’Angelo