Carreta do Via Rápida chega em Taubaté

05/11/2012

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo confirmou para o mês de dezembro a chegada da unidade móvel (carreta) do Via Rápida Emprego, em Taubaté, no interior paulista. O veículo ficará na cidade para a realização do curso gratuito de metrologia.

A ação é destinada aos profissionais que desejam atuar na indústria metal/mecânica ou em funções que exijam a utilização de instrumentos de medição como escalas, paquímetros e micrômetros. O curso, com duração de um mês, será realizado nos períodos da manhã, tarde e noite.

O secretário da SDECT, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, explica que o posto itinerante tem por objetivo atender às necessidades imediatas de formação de mão de obra. “Com o auxílio desta estrutura, o Governo do Estado de São Paulo tem levado qualificação profissional a um número ainda maior de municípios”, destaca.

As aulas serão ministradas por professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que utilizarão a estrutura da unidade móvel para capacitar os estudantes.

A carreta do Via Rápida Emprego possui aproximadamente 60 m2 e é dotada de sala de aula, com capacidade para atender até 20 alunos/turma, e laboratório para ensino prático. A estrutura propicia um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho das atividades do dia a dia. No total, estão disponíveis 60 vagas.

Inscrições: Para participar é preciso ter ensino fundamental completo e residir em Taubaté. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do programa www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF. Os candidatos selecionados recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os participantes serão informados por correspondência oficial.

Outras carretas: Além da carreta de Metrologia, o programa Via Rápida Emprego conta com outros três veículos que também oferecem capacitação profissional gratuita. A unidade de soldagem é equipada com painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas. Há também a carreta de vestuário, oferece curso de corte e costura, e outra que realiza capacitação em hospitalidade. Entre os municípios que já receberam as estruturas estão Campos do Jordão, Águas da Prata, São Sebastião, Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Mauá.

Sobre o Via Rápida Emprego
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Até o momento, o programa já atendeu mais de 75 mil pessoas. Neste segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas vagas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.