Campus USP Mar inicia atividades em Santos

10/04/2012

Localizada na Baixada Santista, a cidade de Santos passou a contar neste ano com o novo campus da Universidade de São Paulo, a USP-Mar, reivindicação antiga dos moradores região e que, agora, já está em pleno funcionamento, ocupando as instalações da escola estadual Cesário Bastos, na Vila Matias.

“Não há nada mais importante do que a educação. Nenhum país do mundo se desenvolveu e se tornou potência sem ter educação como prioridade. Nada melhor do que ter a USP, que é excelência no ensino superior, na cidade de Santos, com o curso de Petróleo e Gás, preparando essa juventude para o futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa.

O campus da maior universidade da América Latina abriga inicialmente o curso de Engenharia do Petróleo, ligado a Escola Politécnica da USP. Essa graduação atenderá a demanda regional gerada após a descoberta do Pré-Sal na bacia de Santos.

“A chegada do Pré-Sal exige tecnologia e formação de recursos humanos qualificados. Por isso a Escola Politécnica não podia deixar de estar presente. Quando surgiu este desafio tivemos que buscar apoio e suporte de várias pessoas, como a prefeitura, a reitoria da USP e, sem dúvida, a SDECT, por meio do secretário Paulo Alexandre Barbosa. Com o futuro tudo isso vai crescer e nós teremos aqui um campus maravilhoso que será responsável por uma formação substancial dos jovens da baixada santista”, completou José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica.

O reitor da USP, João Grandino Rodas, garante que assim que o espaço físico for ampliado, a intenção é disponibilizar mais cursos de graduação e novos de pós. “O intuito da USP é vir para Santos oferecer cursos que ainda não sejam oferecidos na região, que tenham importância acadêmica, mas que também tenha importância prática para o desenvolvimento econômico”.

Saiba mais, acessando o vídeo.