Campus terá novos cursos e um prédio moderno

19/12/2011

O campus da Universidade de São Paulo (USP) não se limitará a oferta do curso de Engenharia de Petróleo, que a partir de março terá uma turma de 10 alunos estudando no prédio da Escola Estadual Cesário Bastos. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou que a universidade deverá oferecer cursos inéditos na cidade.

Uma das novidades deve ser a graduação em Engenharia Mecânica e Naval, já em análise pela universidade. A proposta do secretário é viabilizar capacitações que atendam o perfil econômico da região, em especial nas áreas de petróleo e gás e portuária.

Para o próximo ano, o campus santista ocupará o prédio da Escola Estadual Cesário Bastos, na Vila Mathias. Inicialmente, serão seis salas utilizadas, com laboratórios e setor administrativo. No prédio, também haverá aulas dos cursos de mestrado em Sistemas Logísticos e de extensão em Éticas e Valores na Escola.

O secretário Paulo Alexandre Barbosa confirmou a aprovação da ampliação para 50 vagas do curso de Engenharia do Petróleo, a partir de 2013. Paulo Alexandre informou ainda que a USP já dispõe de reserva financeira de R$ 3 milhões para restaurar o prédio do Cesário Bastos, preservando as características originais do imóvel. Outra novidade confirmada pelo secretário é a existência de projeto na universidade para construção de um prédio moderno no terreno cedido pela prefeitura na área da antiga garagem de bondes da Prefeitura, nos fundos da Companhia de Engenharia de Tráfego, Na Vila Mathias.

De acordo com secretário, o orçamento de 2012 da universidade contempla dotação R$ 100 milhões para obras. Paulo Alexandre alerta, porém, que os projetos finalizados terão prioridade para liberação dos recursos. Por isso, a prioridade será agilizar o projeto de construção do campus de Santos.