Bons resultados

11/09/2007

A delegação da Missão Comercial ao México passou três dias na Cidade do México, no Distrito Federal.

Na quarta-feira (05/09), aconteceu o Seminário “Oportunidades de Negócios e Investimentos com São Paulo”, onde o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, apresentou o estado de São Paulo para mais de 150 empresários mexicanos.

O presidente do COMCE (Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior), Valentin Diez Morodo, abriu o seminário falando sobre a importância de fazer negócios com o estado de São Paulo. “O estado de São Paulo é um mercado muito importante e nós temos que ter uma boa relação”, afirmou.

Em seguida, Goldman falou sobre o estado de São Paulo, apresentando as oportunidades de investimentos e de negócios que o estado oferece. “São Paulo é responsável por mais da metade da produção industrial do Brasil, tem boa infra-estrutura, geradora de conhecimento e muito mais. A secretaria de Desenvolvimento está aberta para os empresários que querem investir em São Paulo”, disse Goldman.

O embaixador do Brasil no México, Ivan Cannabrava e a ex-embaixadora do México no Brasil, Cecília Soto, passaram suas impressões sobre os dois mercados e reforçaram a necessidade de aumentar as exportações e importações entre os dois países.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-México (BRAMEX), Antônio Carlos Bonetti falou sobre o trabalho da BRAMEX e da importância dos empresários brasileiros estarem fazendo negócios no México.

Já o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Flávio Goldman, apresentou a cidade de São Paulo aos empresários mexicanos, que se surpreenderam com alguns números. “A cidade de São Paulo é a 19ª cidade mais rica do mundo e a expectativa é de que em 2020 cheguemos a 13ª posição. No primeiro semestre deste ano foram investidos US$ 3,2 bilhões, temos estabilidade política e econômica, além da sexta maior bolsa de mercados e futuros do mundo”, afirmou Flávio Goldman.

O diretor da Câmara de Comércio de São Paulo, Roberto Ticoulat apresentou um vídeo sobre São Paulo e colocou a Câmara a disposição dos empresários. A advogada Cristina Salvador mostrou os aspectos jurídico e institucional no marco dos negócios com São Paulo.

Após o seminário, os empresários mexicanos conversaram com os empresários brasileiros, que acompanham a Missão Comercial, e iniciaram conversas para futuros negócios, alem de trocar experiências. “O seminário foi muito bom, pudemos fazer alguns contatos com empresários mexicanos e já iniciar algumas conversas” disse Marcelo Scatena da empresa brasileira Renk Zanini.

Conhecendo o Mercado
Ainda na quarta-feira, o vice-governador Alberto Goldman, foi recebido na casa do embaixador Ivan Cannabrava para um almoço com diretores de empresas brasileiras estabelecidas no México. Durante o almoço, Goldman e alguns integrantes da delegação conheceram as facilidades e dificuldades que as empresas brasileiras enfrentam no México.

Relações Exteriores
Alberto Goldman se reuniu na quinta-feira (08/09), com a responsável pela área econômica da secretaria de Relações Exteriores, Luz Maria de la Mora Sanches. O encontrou teve como objetivo aproximar a secretaria de Relações Exteriores da Cidade do México com a secretaria de Desenvolvimento de São Paulo.

Goldman e Sanches conversaram sobre os setores empresariais de ambos os estados e as possibilidades de destravar os gargalos burocráticos para que os empresários dos dois países possam exportar e importar com mais facilidade. “O melhor é buscarmos onde estão as coincidências entre os dois mercados para que possam enfrentar os problemas”, afirmou Mora Sanches.

As duas secretarias manterão contato para que os empresários paulistas tenham mais facilidade para exportar e se instalar no México.

Investidores
Durante sua passagem pelo México, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, encontrou com investidores mexicanos interessados em investir ou aumentar seus investimentos no Estado de São Paulo.

Goldman apresentou as oportunidades de negócios e investimentos em São Paulo aos empresários que ainda não estão no mercado brasileiro. Já os empresários que possuem empresas em São Paulo falaram sobre seus investimentos e algumas dificuldades que enfrentam para ampliá-los.

7 de setembro
Na última sexta-feira (07/09), o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, participou em São Paulo das festividades da Independência do Brasil. Já os empresários que estiveram na Missão Comercial ao México foram convidados para participar dos festejos da Independência na Embaixada do Brasil, no México.