carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Biota lança chamada para estudo de microrganismos



23/02/2011

Propostas serão recebidas pelo programa Biota-Fapesp até o próximo dia 16 de maio

O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Biota-Fapesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, publicou nova chamada para apoiar atividades de pesquisa em temas relacionados ao estudo da biodiversidade de microrganismos.

Entre as atividades estão: estudos de conservação e caracterização da biodiversidade de microrga- nismos de habitats, ecossistemas ou biomas específicos, estudos de ecologia, taxonomia, sistemática e filogenia para a compreensão dos processos modeladores da biodiversidade e bioprospecção de produtos microbianos.

Espera-se que essas e outras atividades especificadas na chamada possam gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos altamente qualificados, essenciais para aprimorar a capacidade da pesquisa em conhecimentos dirigidos à biodiversidade de microrganismos e ao seu uso sustentável.

Os temas relevantes para a chamada são: a) Taxonomia, sistemática e filogenia; b) Conservação da diversidade microbiana; c) Ecologia; d) Bioquímica; e) Biologia Molecular; f) Biotecnologia; g) Biorremediação e h) Bioprospecção.

O Programa Biota-Fapesp possui uma sólida base de dados relacionados a esses temas em bancos de dados abertos à comunidade científica do Brasil e do exterior ().www.biota.org.br. O Programa poderá ter outras chamadas de propostas relacionadas a esses temas para complementar seus objetivos de pesquisa e alargar o seu escopo.

Podem participar da seleção de propostas, pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas no Estado de São Paulo. As propostas devem ser apresentadas nas seguintes linhas de fomento: Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Bolsa de Doutorado Direto e Bolsa de Pós-Doutorado.

A duração do projeto proposto deve seguir as normas referentes à modalidade de Auxílio à Pesquisa ou de bolsa em questão. As propostas serão recebidas pela Fapesp até o dia 16 de maio de 2011. Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/6115

Biota-Fapesp
Lançado em março de 1999, o objetivo do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota-Fapesp) é conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, mas, também, avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.

O Programa Biota-Fapesp foi denominado o Instituto Virtual da Biodiversidade por sua forma de organização, integrando pesquisadores de várias instituições e estudantes via internet. Cientistas das principais universidades públicas paulistas, institutos de pesquisa e organizações não governamentais participam de projetos para conhecer, mapear e analisar a biodiversidade distribuída em ambientes terrestres, marinhos e em outros ecossistemas, bem como propor alternativas e políticas públicas para preservá-la. O Biota-Fapesp envolve mais de 1.200 profissionais (900 pesquisadores e estudantes de São Paulo, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior). Saiba mais

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo